A nova audiência no Tribunal Arbitral do Esporte (CAS) do nadador chinês Sun Yang, cuja suspensão de oito anos por doping foi anulada em dezembro pela justiça suíça, será realizada de 24 a 28 de maio, anunciou nesta quinta-feira (1) o próprio CAS.
"Uma nova audiência acontecerá de 24 a 28 de maio de 2021. Levando em consideração as restrições de viagens e medidas sanitárias devido à pandemia de covid-19, essa audiência será realizada por videoconferência", disse o tribunal em seu comunicado.
O CAS havia suspendido o tricampeão olímpico de natação em fevereiro de 2020, privando-o de participar dos Jogos de Tóquio, por ter destruído com golpes de martelo uma amostra obtida em um teste antidoping surpresa, em setembro de 2018.
No entanto, o Tribunal Federal Suíço, o órgão jurídico máximo do país, anulou a suspensão em dezembro passado por "parcialidade de um árbitro do CAS". A Justiça Federal, que não julgou o mérito da causa, aludiu aos tuítes racistas anti-chineses do presidente do grupo de juízes, o italiano Franco Frattini.
A suspensão de oito anos contra Sun Yang foi uma das decisões mais espetaculares do CAS por sua dureza e pela importância do atleta, que é uma grande estrela na China.
Esta não é a primeira suspensão do nadador, que em 2014 foi punido pela Associação Chinesa de Natação por três meses por ter testado positivo para trimetazidina, medicamento usado para cardíacos e que age como uma vasodilatador.
Sun Yang foi o primeiro chinês a ganhar três medalhas de ouro olímpicas na natação, nas provas dos 200 m livre no Rio 2016, 400 m e 1.500 m livre em Londres 2012.
* AFP