A seleção brasileira masculina de handebol se classificou para os Jogos Olímpicos de Tóquio neste domingo (14), após vencer o Chile por 26 a 24 e contar com uma ajuda da Noruega no Pré-Olímpico de Podgorica, em Montenegro.
Depois de estrear na competição perdendo para os noruegueses e vencendo em seguida os sul-coreanos e chilenos, a equipe do Brasil teve que aguardar a vitória dos europeus sobre a Coreia do Sul (44 a 31) para ficar com o segundo lugar do grupo e carimbar o passaporte para o Japão.
Contra o Chile, que havia eliminado o Brasil na semifinal dos Jogos Pan-Americanos de Lima em 2019, a equipe dirigida por Marcus Tata teve um mau começo e foi completamente dominada no primeiro tempo, vencido pelos chilenos por 17 a 11, com destaque para Erwin Feuchtmann, autor de seis gols. Léo Dutra, com cinco tentos, manteve os brasileiros no jogo.
Uma mudança de estratégia defensiva e a troca de goleiro foram decisivos no segundo tempo. Com Léo Ferrugem no lugar de César Bombom, a seleção brasileira conseguiu uma extraordinária reação até empatar em 19 a 19, em um gol do pivô Rogerião, aos 17min34s.
Ferrugem se tornou uma barreira quase intransponível para os arremessadores do Chile e com 15 defesas se tornou o nome da partida. Aos 23min30s, Haniel fez o gol da virada brasileira (23 a 22). A vitória foi garantida com um gol de Rogerião aos 27min50s, logo depois de um contra-ataque iniciado com mais uma intervenção do goleiro brasileiro.
— O time entrou desconcentrado e o Chile jogou muito bem o primeiro tempo. Era o jogo da vida deles. Algumas vezes, a tática deixa desejar pelo nervosismo, mas a entrega compensa e nisso todos foram muito bem. O Léo (Ferrugem) fez uma grande partida com ajuda dos companheiros — disse o técnico Macus Tata.
Léo Dutra foi o artilheiro do Brasil, com cinco gols. Também marcaram: João Pedro Silva (4), Fábio Chiuffa (3), Haniel (3), Felipe Borges (2), Rudolph (2), Guilherme Torriani (2), Rogerião (2), Henrique Teixeira (1), Gustavão (1) e Pacheco (1).
Além de Noruega e Brasil também se classificaram para Tóquio França, Portugal, Suécia e Alemanha, que ficaram com as vagas dos outros dois grupos disputados em Montpellier e Berlim.
Confira os resultados da última rodada do Pré-Olímpico:
Grupo 1 - Podgorica (Montenegro)
Brasil 26 x 24 Chile
Coreia do Sul 31 x 44 Noruega
Classificação: Noruega 6; Brasil 4; Coreia do Sul 3 e Chile 0
Grupo 2 - Montpellier (França)
Croácia 30 x 27 Tunísia
Portugal 29 x 28 França
Classificação: França 4 (saldo 14); Portugal 4 (saldo 7); Croácia 4 (saldo 0) e Tunísia 0
Grupo 3 - Berlim (Alemanha)
Argélia 26 x 34 Alemanha
Suécia 32 x 25 Eslovênia
Classificação: Suécia 5 (saldo 18); Alemanha 5 (saldo 17); Eslovênia 2 e Argélia 0
Veja os 12 classificados para o torneio de handebol masculino dos Jogos de Tóquio:
Japão (país-sede)
Dinamarca (campeã mundial 2019)
Argentina (campeã dos Jogos Pan-Americanos 2019)
Bahrein (campeão asiático 2019)
Espanha (campeã europeia 2020)
Egito (campeão africano 2020)
Noruega (Pré-Olímpico)
Brasil (Pré-Olímpico)
França (Pre-Olímpico)
Portugal (Pré-Olímpico)
Suécia (Pré-Olímpico)
Alemanha (Pré-Olímpico)
* AFP