O Brasil conquistou a medalha de bronze no handebol masculino dos Jogos Pan-Americanos Lima, no Peru, nesta segunda-feira (5). A equipe venceu o México por 31 a 20. O artilheiro da partida foi o mexicano Arturo Sandoval, com seis gols. Pelo lado brasileiro, João Silva, Felipe Borges, Oswaldo Maestro e Raul Nantes balançaram a rede cinco vezes cada.
O Brasil disputou a medalha de bronze após derrota na semifinal contra a Argentina, no domingo (4), que também tirou a chance de conquistar a vaga olímpica na competição. Apesar disso, o resultado manteve o Brasil no pódio dos Jogos Pan-Americanos desde que a modalidade passou a fazer parte do programa esportivo, em Indianapolis 1987.
— Todos os jogadores são profissionais, tem uma cabeça muito boa e sabem que estão representando o país. Eles sabiam do compromisso com o jogo. Uma medalha é sempre uma medalha. Estamos aqui para trabalhar forte e tínhamos que fazer isso. Tivemos chances de matar o jogo na semifinal, mas não fomos competentes. De qualquer forma, a remontada foi boa. Os meninos estavam interessados na partida e quiseram jogar e vencer. Isso foi bom. Não saímos com o resultado esperado, mas positivo — avaliou o treinador Washington Nunes.
O campeão do Pan de Lima se garante em Tóquio 2020, e o vice vai ao pré-olímpico mundial. Mas, ainda há esperança para o Brasil, que pode ainda herdar uma vaga no pré-olímpico graças ao bom desempenho no Mundial deste ano.
As seis melhores equipes do Mundial ainda não classificadas para a Olimpíada pelos campeonatos continentais têm direito a disputar o pré-olímpico. Nono colocado no Mundial, o Brasil precisa que o Egito vença o Campeonato Africano e que o classificado pelo Campeonato Europeu seja Noruega, França, Alemanha, Suécia, Croácia ou Espanha. Os dois torneios continentais serão em janeiro de 2020.