Após sofrer derrota para a Noruega, na estreia, a seleção brasileira masculina de handebol se recuperou diante da Coreia do Sul e conseguiu conquistar a necessária vitória para seguir na luta por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Na segunda rodada do Pré-Olímpico Mundial, em Podgorica, em Montenegro, o Brasil fez 30 a 24 e agora vai disputar a classificação em confronto direto com o Chile, no domingo (14), às 13h30 (de Brasília).
Se vencer a seleção chilena, que derrotou a brasileira na semifinal dos Jogos Pan-Americanos de Lima, o time treinado por Marcus Tata estará classificada e não irá depender de combinação de resultados para chegar à Olimpíada.
O jogo deste sábado (13) foi marcado pelo domínio da equipe brasileira, que ofereceu forte defesa para parar a rápida e habilidosa equipe asiática. O ritmo da partida era intenso, com um Brasil que sabia que não podia perder e já iniciou o jogo abrindo vantagem de 4 a 1. A Coreia do Sul, no entanto, reagiu rapidamente e chegou até a virar o placar no início, por 6 a 5 após se valer de erros brasileiros para se sobressair.
Neste momento, a defesa brasileira passou a atuar em um novo posicionamento, com belos momentos como a jogada do goleiro Bombom ao defender uma cobrança de sete metros. Com isso, a seleção logo virou o jogo e passou a criar vantagem novamente. O time sul-coreano se viu acuado e, após dura entrada em Felipe Borges, o destaque da equipe, o armador central Jeong Yi Kyeong recebeu cartão vermelho. Esse episódio apenas aumentou a confiança da seleção brasileira, que seguiu pressionando e chegou ao intervalo vencendo por 13 a 9.
Para a segunda etapa, o Brasil voltou com modificações na equipe, ao inserir mais meias e centrais no time. O adversário apenas conseguiu alguma vantagem após duas exclusões de dois minutos que a equipe brasileira passou. Com a presença de Leo Dutra em quadra, o time dirigido por Marcus Tata conseguiu subir ainda mais o ritmo de jogo, graças a seus ótimos arremessos e seguiu em vantagem.
O resultado foi definido com dois gols nos instantes finais da partida, fazendo com o que o Brasil conseguisse o placar de 30 a 24. Entre os jogadores que brilharam na vitória, Fábio Chiuffa foi o artilheiro da partida, com sete gols, seguido por Léo Dutra, com quatro e Rogerião, Haniel, Gustavo e Vini Teixeira, todos com três gols cada.
— Estou muito feliz pelo jogo de hoje. Estramos concentrados e conscientes do que precisava ser feito. Quero agradecer aos meus companheiros e toda a comissão técnica. Nós sabíamos da importância deste jogo e mostramos isso em quadra. Espero que amanhã possamos fazer um bom jogo novamente para conquistarmos a vaga nas Olimpíadas — afirmou Felipe Borges.
Confira os demais resultados do Pré-Olímpico:
Grupo 2 - Montpellier (França)
Croácia 25 x 24 Portugal
França 40 x 29 Tunísia
Grupo 3 - Berlim (Alemanha)
Alemanha 36 x 25 Eslovênia
Suécia 36 x 25 Argélia