As duplas brasileiras formadas por Evandro e Guto e por Ágatha e Duda subiram ao pódio nesta sexta-feira (12), na etapa de Doha do Circuito Mundial de vôlei de praia, no Catar. O time masculino ficou com a medalha de prata enquanto a parceria feminina faturou o bronze na competição de nível quatro estrelas.
Como a etapa é a primeira do circuito em mais de um ano, em razão da pandemia do novo coronavírus, trata-se das primeiras conquistas internacionais de jogadores brasileiros na modalidade desde a suspensão das competições, em março de 2020. O calendário prevê mais cinco torneios na corrida para as vagas restantes nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em julho.
Evandro e Guto ficaram com a prata ao perderem a final para os tchecos Ondřej Perušič e David Schwiener por 2 sets a 0, com parciais de 21/16 e 21/19. Evandro jogou ao lado de Guto neste retorno do circuito porque seu parceiro habitual, Bruno Schmidt, se recupera de uma internação por covid-19.
— Nossa participação na etapa termina com um balanço bem positivo. Tivemos apenas três dias de treino antes da competição. Chegamos aqui e fizemos grandes jogos, com viradas incríveis. Foi muito gratificante retornar ao Circuito Mundial, e chegar à final. Não conseguimos mostrar no último jogo o mesmo voleibol que apresentamos ao longo da competição, o que nos deixou um pouco frustrados, mas não tira o brilho da conquista — comentou Evandro, que ao lado de Bruno disputará a Olimpíada.
A medalha de bronze no masculino ficou com os norte-americanos Jake Gibb e Taylor Crabb, que superaram os compatriotas Nick Lucena e Phil Dalhausser por 2 a 0 (21/9 e 23/21).
Na chave feminina, Ágatha e Duda que ficaram com o terceiro lugar após derrotarem as norte-americanas Emily Stockman e Kelley Kolinske por 21/13 e 21/14.
— Tivemos duas derrotas neste torneio, então pensamos muito nos erros que cometemos para chegar aqui na disputa de bronze e colocar toda nossa energia e inteligência em quadra. Hoje estava ventando muito na hora do jogo, o que foi uma adversidade a mais. Apesar de estarmos acostumadas a jogar com o vento no Brasil, nunca é fácil. O calor também estava mais intenso que nos outros dias. Mas o importante é o resultado, conseguimos manter o foco e sair com a medalha — avaliou Ágatha, vice-campeã nos Jogos Rio 2016 e que também já está garantida em Tóquio.
A medalha de ouro ficou com as norte-americanas Alix Klineman e April Ross que venceram as canadense Sarah Pavan e Melissa Humana-Paredes, na decisão, por 2 a 0, parciais de 22/20 e 21/18.
O Circuito Mundial retornará em abril com três eventos seguidos em Cancún, no México. O balneário mexicano contará com um sistema de bolha, como foi feito no torneio desta semana em Doha, mas serão três torneios do tipo quatro estrelas seguidos. O primeiro entre os dias 16 e 20, enquanto o segundo será de 22 a 26 do mesmo mês. Entre 28 de abril e 2 de maio acontecerá o terceiro evento.