O judô brasileiro voltou a ter um mau desempenho no segundo dia de competição do World Masters de Doha, no Catar. O torneio abre o calendário do Circuito Mundial da Federação Internacional de Judô (IJF) e é um dos mais importantes do ano, distribuindo até 1.800 pontos (campeões) no ranking mundial classificatório para os Jogos Olímpicos de Tóquio.
Nesta terça-feira (12), nenhum atleta do Brasil passou pela estreia. Aliás, até agora, em 12 combates, os judocas brasileiros sofreram 11 derrotas e a úncia vitória foi de Daniel Cargnin, que parou nas oitavas de final da categoria meio-leve (66 quilos).
As sogipanas Aléxia Castilhos e Ketleyn Quadros, que travam uma batalha pela vaga olímpica da categoria meio-médio (63kg) foram eliminadas, respectivamente, pela venezuelana Anriquelis Barrios, medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019, e pela holandesa Sanne Vermeer, campeã mundial júnior de 2018. Com o resultado, Ketleyn mantém boa vantagem e se aproxima cada vez mais de disputar sua segunda Olimpíada foi bronze em Pequim-2008.
Outra atleta da Sogipa a atuar foi Maria Portela, que não conseguiu superar a australiana Aoife Coughlan na categoria médio (70kg). Número 12 do mundo, a gaúcha deve confirmar vaga e disputar os Jogos pela terceira vez consecutiva.
Entre os homens, Eduardo Katsuhiro Barbosa (Paineiras do Morumby-SP) parou no sul-coreano An Chang-rim, campeão mundial em 2018 do peso leve (73kg), enquanto o meio-médio (81kg) Eduardo Yudy Santos (Pinheiros-SP) foi eliminado pelo italiano Antonio Esposito.
A competição em Doha será encerrada na quarta-feira (13) e mais sete judocas brasileiros estarão em ação: Rafael Macedo (90kg), Leonardo Gonçalves e Rafael Buzacarini (100kg), Rafael Silva e David Moura (+100kg) e Maria Suelen Altheman e Beatriz Souza (+78kg). As preliminares começam às 4h da manhã (de Brasília) e as finais às 11h.
Confira os medalhistas desta terça-feira:
Leve masculino (73 quilos)
Ouro - An Chang-rim (Coreia do Sul)
Prata - Soichi Hashimoto (Japão)
Bronze - Igor Wandtke (Alemanha) & Khikmatillokh Turaev (Uzbequsitão)
Meio-médio masculino (81 quilos)
Ouro - Tato Grigalashvili (Georgia)
Prata - Frank De Wit (Holanda)
Bronze - Ivaylo Ivanov (Bulgária) & Sagi Muki (Israel)
Meio-médio feminino (63 quilos)
Ouro - Clarisse Agbegnenou (França)
Prata - Nami Nabekura (Japão)
Bronze - Sanne Vermeer (Holanda) & Andreja Leski (Eslovênia)
Médio feminino (70 quilos)
Ouro - Yoko Ono (Japão)
Prata - Madina Taimazova (Rússia)
Bronze - Kim Polling (Holanda) & Giovanna Scoccimarro (Alemanha)