O Brasil não teve um bom desempenho no primeiro dia de disputas do World Masters de Doha, no Catar. O torneio, que acontecerá até o dia 13 e abre o calendário do Circuito Mundial da Federação Internacional de Judô (IJF), além de ser uma das mais importantes do ano, distribuindo até 1.800 pontos (campeões) no ranking mundial classificatório para os Jogos Olímpicos de Tóquio.
A competição conta com os 36 melhores do mundo em cada categoria de peso. A equipe brasileira é formada por 18 judocas e nesta segunda-feira (11), os seis que estiveram em ação foram derrotados logos nas rodadas iniciais e ficaram longe da disputa por medalhas estreia.
O melhor desempenho foi do gaúcho Daniel Cargnin, na categoria meio-leve (66 quilos). Sexto do ranking, o judoca da Sogipa superou israelense Tal Flicker, por ippon, mas não resistiu ao sul-coreano An Baul, vice-campeão olímpico e campeão mundial de 2015, que levou a melhor nas punições (3 a 2) no golden score. Atual campeão mundial júnior da categoria, Willian Lima (Pinheiros-SP) foi batido pelo uzbeque Sardor Nurillaev logo na estreia.
Na categoria ligeiro masculino (60 quilos) , o medalhista olímpico Felipe Kitadai, da Sogipa, e Eric Takabatake e Phelipe Pelim, ambos do Pinheiros, caíram para o britânico Ashley McKenzie, o georgiano Temur Nozadze e o francês Walid Khyar, respectivamente. Dessa forma, os resultados não irão alterar a corrida olímpica, onde Takabatake tem vantagem expressiva sobre os concorrentes.
Entre as mulheres, Larissa Pimenta ficou logo na estreia da categoria meio-leve (52 quilos). A brasileira, que está em oitavo no ranking da IJF, foi derrotada pela sul-coreana Da-Sol Park, que venceu no golden score.
Confira os medalhistas desta segunda-feira:
Ligeiro masculino (60 quilos)
Ouro - Won Kin Kim (Coreia do Sul)
Prata - Yung Wei Yang (Taipé)
Bronze - Tomike Tsjakadoes (Holanda) & Albert Oguzov (Rússia)
Meio-leve masculino (66 quilos)
Ouro - An Baul (Coreia do Sul)
Prata - Baruch Shmailov (Israel)
Bronze - Aram Grigoryan (Rússia) & Vazhz Margvelashvili (Georgia)
Ligeiro feminino (48 quilos)
Ouro - Distria Krasniqi (Kosovo)
Prata - Funa Tonaki (Japão)
Bronze - Daria Bilodid (Ucrânia) & Urantsetseg Munkhbat (Mongólia)
Meio-leve feminino (52 quilos)
Ouro - Amandine Buchard (França)
Prata - Ai Shishime (Japão)
Bronze - Astride Gneto (França) & Majlinda Kelmendi (Kosovo)
Leve feminino (57 quilos)
Ouro - Tsukasa Yoshida (Japão)
Prata - Sarah Leonie Cysique (França)
Bronze - Nora Gjakova (Kosovo) & Jessica Klimkait (Canadá)