A brasileira Luisa Strefani e a norte-americana Hayley Carter conquistaram uma grande vitória nesta terça-feira (12) e garantiram presença na decisão do WTA 500 de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, evento que abre a temporada feminina do tênis.
Na semifinal, diante das atuais campeãs do Aberto dos EUA, a russa Vera Zvonareva e alemã Laura Siegemund, Stefani e Carter fizeram 2 sets a 1, parciais de 7/5, 1/6 e 10/8, depois de uma hora e 34 minutos de confronto.
O primeiro set teve as europeias em vantagem até 5/4, com saque e quebra favoráveis. Porém, a brasileira e a norte-americana devolveram o break, confirmaram o serviço e com nova quebra fecharam a parcial.
Mais experientes, Zvonareva e Siegemund não se abalaram com a virada e dominaram o segundo set, impondo quatro quatro quebras de saque, garantindo o 6/1 e forçando o match tie-break, que foi bastante equilibrado com Stefani e Carter liderando em 5/3, mas permitindo que as rivais passassem à frente em 8/6.
Foi nesse momento que mais uma vez Luisa Stefani e Hayley Carter conseguiram uma virada impressionante, ganhando quatro pontos seguidos e garantindo presença na quinta final da parceria, que tem dois títulos.
— Foi um jogo bem duro, parelho. Partida de xadrez, bem tática. Primeiro set perdíamos de 3/5, ali foram nossos melhores games na partida onde jogamos muito bem, bem taticamente, executando o que queríamos. Demos uma caída no segundo set, elas foram bem, mesmo assim partida estava parelha. No super tie-break voltamos com energia. Teve uma confusão ali de quem sacava, mas sabíamos o que tínhamos que fazer, elas foram inteligentes também. Foi um jogo difícil, na quadra central que é mais lenta, bola quica um pouco mais ,ótima vitória. As meninas, querendo ou não, ganharam o US Open, jogam muito bem simples como duplas , experientes. Muito feliz de chegar na primeira final nesse primeiro torneio do ano, mostra o trabalho que fizemos na pré-temporada. Pré-temporada bem diferente pra mim, bastante crédito para a equipe do Instituto Tênis no Brasil, o Rafa, o Paulão, o Urso, e claro a academia Saddlebrook que me apoiou, mandou treino mesmo de longe. Conjunto de coisas que ajudaram a ir bem nessa primeira semana. Mas ainda tem mais um jogo pela frente. Vamos buscar fechar com chave de ouro — disse a tenista de 23 anos, que pela primeira vez na carreira irá figurar entre as 30 melhores do mundo com a campanha em Abu Dhabi.
Agora, Stefani e Carter vão enfrentar as japonesas Shuko Ayoama e Ena Shibahara, que as derrotaram nas oitavas de final de Roland Garros, no ano passado, e que na semifinal passaram pela norte=americana Sofia Kenin e a australiana Ajla Tomljanović, por 2 a 0 (6/4 e 6/3).
Aryna Sabalenka mantém invencibilidade e vai à decisão de simples
Na chave de simples, a bielorrussa Aryna Sabalenka ampliou sua invencibilidade e venceu a 14ª partida seguida. Na semifinal diante da grega Maria Sakkari, ela fez 2 a 0, parciais de 6/3 e 6/2 e agora irá buscar seu terceiro titulo seguido, já que no final de 2020 venceu o WTA 500 de Ostrava (República Tcheca) e o WTA 250 de Linz (Áustria).
A rival de Sabalenka será a russa Veronika Kudermetova, que superou a ucraniana Marta Kostyuk também por 2 a 0, parciais de 7/6 (8) e 6/4.