A brasileira Luísa Stefani e a norte-americana Hayley Carter foram eliminadas, neste domingo (4), nas oitavas de final da chave feminina de duplas do Aberto de Tênis da França, em Roland Garros. Em um jogo equilibrado e que foi interrompido pela chuva durante o terceiro set, elas foram superadas pelas japonesas Ena Shibahara e Shuko Ayoama, por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 7/5, depois de 1h20min de disputa.
Com o resultado, as asiáticas devolveram a derrota das oitavas de final do US Open deste ano. No set inicial, Stefani e Carter conquistaram o primeiro break point no quinto game, porém na sequência cederam a igualdade em 3-3 e voltaram a ter o saque quebrado no 10º game, o que garantiu o 6/4 para as cabeças de chave número sete.
No segundo set, mais uma vez a brasileira e a norte-americana largaram em vantagem com uma quebra no terceiro game e igualmente permitiram o empate na sequência. Elas ainda tiveram uma nova oportunidade de ganhar a parcial ao derrubarem o saque de Shibahara e Aoyama no sétimo game.
Mas a exemplo dos momentos anteriores do jogo, elas perderam o saque imediatamente depois. Com 5-5 no marcador, o confronto foi paralisado por conta da chuva e foi retomado aproximadamente uma hora depois, quando as japonesas sacaram para 6-5 e logo depois impuseram um novo break point e confirmaram a vitória e a vaga nas quartas de final.
Apesar da eliminação, Luísa Stefani igualou as melhores campanhas de uma brasileira na chave feminina de duplas em Paris desde 1968, quando Maria Esther Bueno esteve nas semifinais ao lado da norte-americana Nancy Richey. Desde então, apenas Cláudia Monteiro em 1987, Patrícia Medrado em 1988 e Vanesa Menga em 1999 atingiram as oitavas do Grand Slam francês.