A brasileira Ana Sátila conquistou a medalha de ouro na disputa do C1 (canoa individual) da etapa de Pau, na França, da Copa do Mundo de canoagem slalom. Com o tempo de 115seg.39, ela superou a ucraniana Viktoriia Us, que ficou com a prata e a tcheca Tereza Kneblova, que levou o bronze.
Esta foi a segunda medalha de ouro que já havia levado a melhor na etapa de Ljubljana, na Eslovênia, disputada três semanas atrás. Na oportunidade, a mineira de 24 anos havia se tornado a primeira brasileira a triunfar no circuito mundial. Esta prova fará a sua estreia no programa dos Jogos Olímpicos, em Tóquio, em 2021.
Com o resultado deste domingo (8), Ana Sátila obteve sua sexta medalha em Copas do Mundo. Até agora, ela acumula dois ouros conquistados nessa temporada e mais duas medalhas de prata no K1 e dois bronzes pelo C1. A canoísta também competiu no sábado (7), pelo K1 (caiaque individual feminino) e ficou na quarta posição.
— Foi uma experiência incrível, estou muito feliz em terminar essas duas competições com medalha de ouro e voltar vitoriosa para o Brasil. Quero agradecer a todos pela torcida, essa medalha é fruto de um esforço de uma equipe inteira —disse a atual bicampeã do C1 dos Jogos Pan-Americanos.
Mais três brasileiros também disputaram provas no sul da França. Mathieu Desnos garantiu a sua primeira final em Copas do Mundo pelo K1 (caiaque individual) e terminou em quarto lugar. Pedro Gonçalves disputou a mesma categoria, mas foi eliminado nas semifinais. Já na prova do K1 extremo, Pepê garantiu o quarto lugar. Felipe Borges ficou em 16º lugar no C1 (canoa individual).