O judô brasileiro obteve três medalhas no Grand Slam de Budapeste, na Hungria. A competição foi encerrada neste domingo (25) e contou com 405 atletas de 61 países e foi disputada sob rígido protocolo de prevenção à covid-19, que previa que se um membro da delegação "furasse" o isolamento, por exemplo, toda a equipe será desclassificada do torneio imediatamente, assim como se um resultado positivo de testes PCR fosse registrado, o que acabou acontecendo com a seleção da Itália.
No terceiro dia de competição, neste domingo, oito brasileiros estiveram em ação e as medalhas vieram na categoria pesado (+78 kg) feminina, com Beatriz Souza e Maria Suelen Altheman, ambas atletas do Pinheiros-SP.
Com os resultados, elas somaram mais 500 pontos no ranking mundial classificatório para os Jogos Olímpicos, adiados para 2021. Desta forma, elas seguem na disputa pela vaga brasileira para Tóquio. Maria Suelen está em 5º lugar e Beatriz em 6º no ranking mundial, com uma diferença de apenas 142 pontos.
Na Hungria, ambas tiveram o mesmo desempenho nas fases preliminares: venceram duas lutas por ippon, foram as melhores de suas chaves e chegaram às semifinais, onde sofreram suas primeiras derrotas. Suelen levou três punições contra duas da tunisiana Nihel Cheikh Rouhou e Bia foi projetada por ippon pela turca Kayra Sayit. Dessa forma, elas foram para a disputa das medalhas de bronze.
O primeiro pódio veio com Beatriz Souza, que venceu a bósnia Larisa Ceric, da Bósnia, com um waza-ari. Em seguida, Maria Suelen projetou a gaúcha naturalizada portuguesa Rochele Nunes, com 23 segundos de golden score, e marcou o ippon para também subir ao pódio.
A primeira conquista brasileira foi de William Lima, que na sexta-feira, ficou com o bronze na categoria meio-leve (66kg). Entre os homens, o melhor resultado do domingo foi do peso-pesado Rafael Silva "Baby", que ficou em sétimo lugar. Ele venceu o sérvio Zarko Culum, na estreia, mas caiu para Jur Spijkers, da Holanda, e para Levani Mattiashvili, da Geórgia, na repescagem.
O próximo desafio da seleção brasileira de judô em 2020 será o Campeonato Pan-Americano, em novembro, em Guadalajara, México.