A dupla olímpica Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino retomou nesta semana, em Porto Alegre, os treinamentos preparatórios para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Após a pausa causada pela covid-19, a volta às águas está acontecendo gradualmente para a readaptação dos atletas.
De acordo com o técnico Paulo Ribeiro, geralmente são estabelecidos três principais objetivos por semana durante a preparação, mas dessa vez o planejamento é outro. A primeira semana pós pandemia não tem focos específicos para as velejadas.
— A ideia é que os primeiros treinos sejam gerais para estimular o corpo a se readaptar aos movimentos do barco — afirma Samuel.
Já a partir de julho serão incluídos exercícios específicos como subidas de balão, montagens de bóia e manobras como jibes e cambadas.
Antes do início da quarentena, o último treino da dupla foi no dia 19 de março. Desde então, durante os três meses de resguardo pela pandemia do coronavírus, os velejadores intensificaram a preparação física fora das águas, aproveitando também para estudar a parte técnica e realizar reuniões administrativas com novos planos adequados à fase atual.
Juntos, Samuel e Gabriela já conquistaram importantes títulos e resultados, a começar pela classificação para Tóquio. Nos Jogos Pan Americanos de Lima, em 2019, eles conquistaram a medalha de bronze. Além disso, são atuais campeões brasileiros e sul-americanos da classe Nacra 17. No Campeonato Mundial da Dinamarca em 2018, o gaúcho e a carioca ficaram em 5º lugar. Atualmente, a dupla que já esteve na 8ª colocação no ranking internacional é a 20ª na lista da World Sailing (Federação Internacional de Vela).