O Brasil segue sem vencer no Campeonato Mundial Feminino de Handebol, que está sendo realizado no Japão. Nesta terça-feira (3), o time comandado pelo espanhol Jorge Dueñas foi superado pela Coreia do Sul por 33 a 27. Com o resultado, as brasileiras estão em quinto lugar no Grupo B, com apenas um ponto conquistado. Já as sul-coreanas seguem invictas e ocupam a segunda posição.
Para ficar com uma das três vagas da chave à próxima fase, a seleção brasileira precisa vencer a Dinamarca nesta quarta-feira (4), às 8h30min, e depois superar a lanterna Austrália, na sexta-feira (6,) por larga margem de gols para tentar se garantir em um possível empate na pontuação.
Nesta terça, a Alemanha manteve os 100% de aproveitamento ao vencer a Dinamarca, por 26 a 25, enquanto a Austrália foi superada pela França, por 46 a 7. Nas rodadas anteriores, as brasileiras foram derrotadas pelas alemãs e empataram com as francesas.
O Brasil começou bem a partida contra a Coreia do Sul. Com eficiência no ataque, o time brasileiro abriu três gols de vantagem. Mas as sul-coreanas passaram a marcar mais forte e chegaram ao empate em 9 a 9, aos 15 minutos. Depois, as asiáticas assumiram a liderança do marcador e foram para o intervalo com dois gols de diferença (16 a 14).
Já nos 30 minutos finais, o Brasil perdeu intensidade e passou a cometer mais erros, o que acabou sendo decisivo para que a equipe sul-coreana sempre se mantivesse à frente. Com oito gols, cada, Eunjoo Shin e Eun Hee Ryu foram as principais marcadoras da Coreia. No lado brasileiro, a armadora Duda Amorim, que completou 200 jogos com a camisa da seleção, foi a artilheira da partida com nove gols marcados.
— Nós fizemos uma boa partida, mas para jogar com a Coreia é preciso fazer um jogo completo porque é uma equipe que mantém a intensidade durante os 60 minutos em altíssimo nível. A conclusão tem que ser positiva porque a seleção mostrou alto nível, mas precisamos melhorar em alguns detalhes de exclusão por dois minutos e finalização —afirmou Jorge Dueñas.
O Mundial classifica o campeão para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. O Brasil, atual campeão dos Jogos Pan-Americanos já tem vaga assegurada, assim como Japão (país-sede), França (campeã europeia), Coreia do Sul (campeã do pré-olímpico asiático) e Angola (campeã do pré-olímpico africano). As outras seis equipes classificadas serão definidas através de três pré-olímpicos mundiais que serão realizados no próximo ano.
Demais resultados da rodada:
Grupo A
Holanda 51 x 23 Cuba
Eslovênia 24 x 33 Angola
Noruega 28 x 25 Sérvia
Grupo C
Hungria 24 x 25 Montenegro
Espanha 29 x 20 Senegal
Romênia 22 x 20 Cazaquistão
Grupo D
Rússia 34 x 13 República Democrática do Congo
China 28 x 34 Argentina
Suécia 34 x 26 Japão