O Brasil emptatou com a França, atual campeã, em 19 a 19, em sua segunda partida pelo Campeonato Mundial feminino de Handebol, que está sendo disputado no Japão. Com o resultado, as brasileiras que perderam para a Alemanha (30 a 24), ocupam a quinta colocação com um ponto. Os três primeiros colocados avançam para a segunda fase.
— Fizemos um jogo muito equilibrado, a equipe iniciou bem concentrada e a defesa pegou confiança e segurança. Ficamos abaixo no placar no primeiro tempo, mas penso que foi por alguns erros que cometemos em arremessos. No segundo tempo conseguimos igualar o placar e até passar, mas falhamos em alguns chutes e, nos últimos momentos, a França ficou à frente no marcador. Mas a equipe manteve a confiança e a calma para conseguir um empate, que acredito ser importante porque retomamos o espírito que esta equipe pode ter — , avaliou o técnico Jorge Dueñas.
Com três gols, cada, Bruna de Paula, Tamires, Ana Paula e Adriana foram as artilheiras do Brasil, que na próxima rodada vai encarar a Coreia do Sul, que depois de estrear supreendendo a França, hoje empatou em 26 a 26 com a Dinamarca. A partida esstá marcada para a madrugada da terça-feira (3), às 3h (de Brasília). No outro jogo da chave, a Alemanha atropelou a Austrália, por 34 a 8, e manteve a liderança isolada.
O Mundial classifica o campeão para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. O Brasil, atual campeão dos Jogos Pan-Americanos já tem vaga assegurada, assim como Japão (país-sede), França (campeã europeia), Coreia do Sul (campeã do pré-olímpico asiático) e Angola (campeã do pré-olímpico africano). As outras seis equipes classificadas serão definidas através de três pré-olímpicos mundiais que serão realizados no próximo ano.
Demais resultados da 2ª rodada:
Grupo C -
Cazaquistão 21 x 30 Montenegro
Espanha 29 x 25 Hungria
Senegal 24 x 29 Romênia