O Brasil estreou com derrota para a Alemanha, por 30 a 24, na madrugada deste sábado (30), no 24º Campeonato Mundial de Handebol feminino, que está sendo realizado no Japão.
Campeã da edição de 2013, a seleção brasileira fez um primeiro tempo intenso contra a forte equipe alemã e apesar da boa atuação de Alexandra Nascimento, que fez 100% nas cobranças de 7 metros, acabou pagando preço por erros cometidos na parte final dos 30 minutos iniciais e viu as europeias irem para o vestiário com três gols de vantagem (14 a 11).
Na segunda etapa, a goleira Dinah Eckerle fez a diferença para a Alemanha, que garantiu a vitória por 30 a 24, com seis gols da artilheira Julia Behnke. Alexandra Nascimento, que regressou a jogar pela seleção depois de três anos, fez cinco.
Mas o grande nome da partida foi mesmo Eckerle, que acabou eleita a melhor jogadora em ação na quadra do Ginásio Geral da Cidade de Yamaga, ao terminar o confronto com 48% de eficiência — 20 defesas em 42 arremessos contra.
O treinador espanhol Jorge Dueñas acredita que o Brasil terá muita dificuldade no torneio, já que caiu em grupo muito complicado.
— Penso que será muito complicado estar entre as três primeiras, mas temos condições de passar da primeira fase entre as três melhores. Estamos em um grupo de quatro seleções de muito nível. Vamos jogar com a França que é a atual campeã europeia, que tem um nível altíssimo e é uma equipe muito difícil. Acredito que serão pequenos detalhes que farão as equipes passarem para a fase seguinte.
A seleção brasileira voltará à quadra na madrugada deste domingo (1) para enfrentar a seleção francesa a partir das 3h. Na estreia, a França perdeu foi surpreendida pela Coreia do Sul e perdeu por 29 a 27. No outro jogo do grupo B, a Dinamarca fez 37 a 12 sobre a Austrália.
O Mundial classifica o campeão para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. O Brasil, atual campeão dos Jogos Pan-Americanos já tem vaga assegurada, assim como Japão (país-sede), França (campeã europeia), Coreia do Sul (campeã do pré-olímpico asiático) e Angola (campeã do pré-olímpico africano). As outras seis equipes classificadas serão definidas através de três pré-olímpicos mundiais que serão realizados no próximo ano.
Demais resultados da 1ª rodada:
Grupo A -
Sérvia 32 x 25 Angola
Holanda 26 x 32 Eslovênia
Noruega 47 x 16 Cuba
Grupo C -
Montenegro 29 x 25 Senegal
Romênia 16 x 31 Espanha
Hungria 39 x 15 Cazaquistão
Grupo D -
Japão 24 x 20 Argentina
Rússia 26 x 11 China
Suécia 26 x 16 República Democrática do Congo