A surfista Silvana Lima disputará os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. A cearense confirmou a classificação neste domingo (1°), durante a última etapa do Circuito Mundial de Surfe, no Havaí. Apenas as oito melhores surfistas se classificam para o Japão por meio do ranking mundial — a brasileira é 12°, mas herda vaga devido ao limite de duas atletas por país.
Silvana Lima é duas vezes vice-campeã mundial; bicampeã do WQS (World Qualifying Series); tetracampeã brasileira; eleita por oito vezes a melhor surfista do Brasil; campeã sul-americana; e vice-campeã dos Jogos Mundiais no Japão em 2019.
— O sonho se tornou realidade, então vamos com tudo, Brasil. Isso é realmente especial para mim, e confesso que nunca imaginei que fosse acontecer, de poder representar meu país numa Olimpíada e surfando, que é o meu esporte. Eu sempre pensava em um dia disputar os Jogos Olímpicos e, agora, esse sonho se tornou realidade — comemorou a atleta.
Com Silvana, o surfe feminino brasileiro será representado também pela gaúcha Tatiana Weston-Webb. A atleta de 23 anos é sexta colocada no ranking mundial e já havia garantido classificação para Tóquio 2020.