Um dia histórico para o atletismo mundial. Neste sábado (12), o queniano Eliud Kipchoge superou todos os limites e se tornou o primeiro homem a completar a maratona em menos de duas horas. Dentro do projeto "Breaking2", o campeão olímpico nos Jogos Rio 2016, tetracampeão da Maratona de Londres, tricampeão em Berlim e que também já levou a melhor em Hamburgo, Roterdã e Chicago, completou um evento organizado em Viena, na Áustria, para a tentativa da quebra da marca, em 1h59min40s2.
Aos 34 anos, o corredor que também tem no currículo mais duas medalhas olímpicas nos 5 mil metros - foi prata em Pequim-2008 e bronze em Atenas-2004 - já havia tentado este feito em 2017, quando no Autódromo de Monza, na Itália, também participou de uma prova organizada com o objetivo de baixar a marca de duas horas. Na oportunidade, ele ficou 26 segundos acima do resultado esperado.
— Corro para provar que não existe limite para a raça humana. Estou muito feliz em ter entrado para a história. Espero que, depois de hoje, mais pessoas consigam completar uma maratona em menos de 2h — disse Kipchoge, que não terá o recorde reconhecido pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF) por ter sido conseguida numa prova atípica, uma corrida de laboratório, que não tem ratificação oficial da distância pela Associação Internacional de Maratonas (AIMS).
Mesmo que a marca conquistada em Viena não seja considerada a melhor da história, Eliud Kipchoge seguirá com o recorde mundial, conquistado por ele próprio, em Berlim, em 16 de setembro do ano passado, quando com 2h01min39seg venceu a tradicional prova alemã pela terceira vez.