As competições começaram cedo no Rio de Janeiro e de forma simultânea. Tênis de mesa, golbol, futebol de 7, natação e atletismo são alguns destaques da manhã brasileira na Paraolimpíada.
O Brasil já conquistou sua primeira medalha no Estádio Olímpico, na prova dos 5 mil metros na classe T11, com Odair Santos. O atleta que completou a prova em 15 minutos e 17 segundos, chegou em alguns momentos a ficar a frente do queniano Samuel Muchai Kimani, vencedor da prova.
Leia mais:
Membro da delegação de Belarus é punido por erguer bandeira russa na cerimônia de abertura
VÍDEO: Barcelona tem desafio com seleção espanhola paraolímpica de futebol
Abertura da Paraolimpíada é marcada por mensagem de diversidade, inclusão e superação
Na natação, Caio Oliveira se classificou em terceiro lugar para as finais dos 400 metros livres, classe S8. Na mesma classe e prova, Cecília Araújo ficou com o quinto tempo na primeira semifinal do dia.
Na classe S6, Talisson Glock conseguiu o quarto tempo e vai para a final dos 100 metros costa, que será disputada no fim do dia. Com o quarto tempo na classificação geral, Thomaz Matera vai a final dos 100 metros borboleta, classe S13.
Na classe S5, Daniel Dias se classificou em primeiro lugar e vai para a final dos 200 metros livre. Na mesma classe e prova, a brasileira Joana Silva conseguiu o sexto tempo geral e pode conquistar uma medalha na natação.
No golbol masculino, o Brasil venceu a Suécia pelo placar de 9 a 6, e a seleção feminina venceu os EUA por 7 a 3. Já no futebol de 7, a seleção brasileira venceu a Grã-Bretanha pelo placar de 2 a 1.
No judô o Brasil não conseguiu avançar em busca da medalha de ouro com os atletas que disputaram nesta manhã, em suas categorias. No feminino, Michele Ferreira, na categoria até 52 quilos, ainda pode disputar o bronze. Os brasileiros Halyson Boto e Rayfran Pontes também poderão chegar ao terceiro lugar em suas categorias.
Já no início da tarde, o atletismo conquistou um ouro no salto a distância com Ricardo Costa, na classe T11, saltando 6 metros e 52 centímetros. Nesta tarde, além das finais da natação, ainda tem competição no halterofilismo e mais duas partidas do futebol de 7 pelo mesmo grupo do Brasil.