O futebol vive de gols e, mais do que ninguém, o centroavante é responsável por eles.
De olho em 2025, Zero Hora levantou 10 nomes que podem servir para o seu time na próxima temporada. Confira.
Alex Arce (LDU-EQU)
Aos 29 anos, o atacante paraguaio foi o líder de gols da LDU no último Campeonato Equatoriano, que foi de título para o time de Quito. Marcou 28 gols em 31 jogos. Já teria sido sondado por Corinthians e Palmeiras.
Aylon (Ceará)
Natural de Esteio e com passagem pelo Inter, ficou no "top 10" entre os artilheiros da segunda divisão. Aos 32 anos, foi decisivo na campanha do Ceará rumo à Série A, com 10 gols em 36 jogos. O clube já anunciou que seu contrato foi renovado por mais uma temporada. Mas e se chegar uma boa proposta?
Caio Dantas (Guarani)
Vice-artilheiro da Série B de 2024, com 11 gols em 35 partidas, recebeu proposta do Atlético-GO. Contudo, aos 31 anos, ainda pode aceitar desafios maiores.
Lucas di Yorio (Athletico-PR)
É um dos jogadores que podem deixar o Athletico-PR após a queda para a Série B. Chegou a ser emprestado para o Pachuca mas voltou no ano passado e marcou nove gols pelo Furacão. Já teria sido sondado pelo Goiás para 2025. Tem 28 anos.
Bruno Damiani (Boston River-URU)
Uruguaio de 22 anos, foi o terceiro da artilharia da Liga Uruguaia em 2024, com 12 gols em 34 jogos. Também foi convocado pela seleção local do Uruguai e fez dois gols contra os jovens do Grêmio no amistoso de 5 de dezembro. Pertence ao Nacional-URU e está emprestado ao Boston River-URU.
Leonardo Castro (Millionarios-COL)
Ficou no "top 5" da artilharia do Campeonato Colombiano (Apertura), aos 32 anos, com 10 gols em 14 partidas. Já passou por Independiente Medellín e Deportivo Pereira. Nunca atuou por clube de fora da Colômbia.
Lelê (Fluminense)
Foram seis gols em 10 jogos pelo Carioca com a camisa do Fluminense — o quarto a mais balançar as redes no campeonato. Em abril, sofreu uma ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho direito. Aos 27 anos, tem contrato até 2028 nas Laranjeiras, mas seu futuro é incerto no clube.
Octavio Rivero (Barcelona-EQU)
Foi o vice-artilheiro do Campeonato Uruguaio pelo Defensor Spoting-URU, mesmo deixando o time em junho para retornar ao Barcelona. Foram 12 gols em 17 jogos. No restante do ano, pelo Barcelona-EQU, fez 11 gols em 17 partidas. Tem 32 anos.
Mateo Pellegrino (Platense-ARG)
Foi o quarto artilheiro do Campeonato Argentino, com 10 gols em 25 jogos. Tem 23 anos e pertence ao Vélez Sarsfield. Em outros anos, já foi emprestado ao Estudiantes. O Platense ficou em 10º lugar.
Michel (Avenida)
Quarto artilheiro do Gauchão de 2024, fez cinco gols em 12 jogos pelo Guarany de Bagé. Depois, foi para o Inter-SM, clube pelo qual chegou a semifinal da Divisão de Acesso. Tem 35 anos e ainda tem caldo para dar.