"Raízes de Ouro". Este foi o nome da campanha lançada pela CBF no mês da consciência negra para buscar as origens dos jogadores da Seleção Brasileira. A iniciativa, em parceria com uma empresa de rastreamento genético, contou com Vinicius Junior como protagonista e revelou que os ancestrais do atacante vêm de Camarões.
O ato simbólico ocorreu antes da partida contra o Uruguai, em Salvador, nesta terça-feira (19), na Arena Fonte Nova. Vini, acompanhado de seu pai, recebeu um certificado das mão de Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF.
Um vídeo sobre o tema foi exibido no telão e publicado nas redes da Confederação. Na narração, uma voz fala:
— Vini, sus as raízes estão lá, na tribo de Tikar, em Camarões. E hoje, Camarões, nós dividimos o maior craque do mundo.
Importância da campanha
A campanha ressalta a importância de valorizar a ancestralidade como forma de promover igualdade e reconhecimento. Além disso, segundo os idealizadores, visa reafirmar o compromisso na luta por uma sociedade inclusiva no Brasil e no futebol mundial.
— Conhecer as origens de Vini é celebrar nossa identidade afro-brasileira e o papel central da cultura africana no sucesso do futebol mundial — expressou Ednaldo Rodrigues.
Gina Paige, fundadora da African Ancestry, empresa de rastreamento genético, destacou a importância do momento:
— Vinicius Junior carrega consigo o desejo de honrar suas raízes. No entanto, como muitos afrodescendentes, sua história ancestral foi apagada pelo racismo e pelo legado da escravidão. Graças a um teste de DNA com a AfricanAncestry.com, pioneira em rastreamento genético de ancestrais paternos e maternos para pessoas negras em todo o mundo, descobrimos que os ancestrais de Vini vêm da tribo Tikar em Camarões.