Com cinco vitórias consecutivas, o União Corinthians faz duelo direto pelas primeiras posições na tabela do Novo Basquete Brasil (NBB), nesta segunda-feira (11), no Rio de Janeiro, contra o Flamengo.
Dono da segunda melhor campanha da temporada, o time de Santa Cruz do Sul entrará em quadra, no Ginásio do Tijuca Tênis Clube, às 20h, para enfrentar o Flamengo, que está em terceiro e que é o maior campeão da história do torneio.
O técnico Rodrigo Silva novamente contará com todo elenco à disposição. Após perder para a Unifacisa, na estreia, a equipe gaúcha derrotou Fortaleza/Basquete Cearense, Caxias Basquete, Pato Basquete, Botafogo e Vasco da Gama em sequência.
Um outro fator que impacta na campanha é que o União Corinthians só fez uma partida em casa até o momento, a vitória sobre o Pato.
Com o apoio de 13 empresas e entidades locais, o time gaúcho realizou nove contratações e renovou o contrato de outros três atletas para a disputa do NBB.
Os contratados foram o ala Felipe Vezaro, o armador argentino Jony Machuca, o ala grego Rafail Lanaras, o ala Fabrício Veríssimo, o ala-pivô Fabrício Russo, o armador Vithinho, o ala-pivô Jon dos Anjos e os pivôs Dikembe André e o norte-americano Raven Barber. Além deles, o Ceisc União Corinthians renovou com o ala-pivô americano Duane Johnson, o ala Pedro Nunes e o ala-armador Thaylor Gabriel, que já acumula convocações para as seleções de base do Brasil.
Como chega o Flamengo
Com uma campanha de sete vitórias em nove partidas, o Flamengo é um dos candidatos ao título. Na última rodada, o time comandado por Gustavo de Conti, ex-seleção brasileira, perdeu para o São Paulo.
Sem ganhar a competição nas últimas três temporadas, o clube investiu pesado para quebrar esse jejum. O elenco passou por muitas mudanças em relação ao último ano. Só Gui Deodato, Franco Balbi e Kayo Gonçalves são remanescentes do time vice-campeão em 2023/2024. Chegaram nomes de peso como o armador Alexey Borges, o ala norte-americano Jordan Williams, o pivô argentino Taya Gallizzi e o ala-armador norte-americano Shaq Johnson.
Antes de começar a competição, o Flamengo fez um pré-temporada na Espanha e enfrentou equipes da Liga ACB, uma das principais do mundo.