O União Corinthians derrotou o Botafogo por 80 a 71, nesta quarta-feira (6), no Rio de Janeiro, e somou sua quarta vitória seguida no Novo Basquete Brasil. Com o resultado, o time de Santa Cruz do Sul está em terceiro lugar na classificação do NBB, atrás apenas do líder Flamengo e do Minas Tênis Clube.
A partida foi bastante equilibrada e a equipe gaúcha assumiu a liderança pouco depois da metade do primeiro quarto, quando Duane Johnson acertou uma bola de três e levou o marcador para 15 a 13. Os gaúchos fecharam a parcial em 23 a 20.
No segundo quarto, rodou todo o quinteto logo no início. Fabrício aproveitou a chance e acertou duas bolas da área pintada. O grego Lanaras foi outro que marcou e fez o placar apontar 10 de vantagem (32 a 22) para o União Corinthians. Quando faltavam três minutos um rebote de lance livre pego por Dikembe André virou cesta de quatro pontos com Jony Machuca convertendo do perímetro. No final, o Botafogo se valeu de erros do time santa-cruzense para novamente encostar no placar e ir para o vestiário perdendo por apenas três (43 a 40).
O terceiro quarto começou com uma corrida de 7 a 3 para o União Corinthians, que passou a liderar por sete (50 a 43). O time carioca melhorou a partir dos três minutos, em um duelo marcado por muitos erros ofensivos. A equipe de Santa Cruz do Sul passou a dominar os rebotes e com uma mão calibrada de Duane Johnson sempre esteve liderando. No final do per[iodo, o Botafogo voltou a crescer e contando ainda com uma bola de três de Motta, no estouro do cronômetro, reduziu a desvantagem para cinco (61 a 56).
No último tempo, com ampla vantagem nos rebotes e sem deixar o Botafogo jogar no garrafão, o União Corinthians contou com a dupla Vithinho e Raven Barber para abrir 15 de vantagem (71 a 56), em uma corrida de 10 a 0 nos quatro primeiros minutos.
Após um pedido de tempo, o Botafogo reagiu e conseguiu baixar para sete, mas jamais ameaçou virar o marcador. No final, o placar de 81 a 70 garantiu mais uma vitória do time de Santa Cruz do Sul.
Com 25 pontos, seis rebotes e três assistências, o americano Duane Johnson foi o cestinha. O time gaúcho ainda contou com um duplo-duplo de Dikembe, que fez 10 pontos e pegou 14 rebotes, além de far cinco assistências. Veríssimo e Pedro Nunes também marcaram 10 pontos cada.
O Botafogo perdeu a terceira seguida e segue sem vencer em casa. Com três vitórias e cinco derrotas, a equipe carioca está na 12ª posição.
No outro jogo desta quarta, o Sesi-Franca venceu o Mogi Basquete por 77 a 68 e está em sexto lugar.