O segundo jogo do Caxias do Sul Basquete em sua sequência no Rio de Janeiro será diante do Vasco, nesta quinta-feira (6). A partida, que inicia às 20h em São Januário, é a sexta do time gaúcho na competição. Até aqui, são duas vitórias e três derrotas.
Será também um confronto marcado por reencontros especiais. A começar pelos técnicos, já que Léo Figueiró, do Vasco, já trabalhou como auxiliar de Rodrigo Barbosa no Caxias, na temporada 2017/2018. Em quadra, o time carioca terá vários ex-jogadores do rival: Eddy, Humberto, Diego Conceição e Eugeniuz.
Porém, aquele que pode ser considerado o principal duelo será entre duas lendas do NBB. Aos 40 anos, Marquinhos já anunciou que essa será sua última temporada como profissional. E o jogo desta quinta-feira pode até ser o último desafio contra o norte-americano Shamell, 44.
Eles puderam atuar juntos no Pinheiros por duas temporadas e depois se reencontraram no São Paulo, disputando inclusive uma final do NBB.
— Enfrentar o Marquinhos é sempre um prazer, tantas coisas que ele já fez para o basquete brasileiro. Também fizemos muitas coisas juntos. É bom ainda jogar contra ele, os dois com saúde, ainda estamos fazendo várias coisas na história do NBB — destacou Shamell ao site oficial da competição.
Marquinhos e Shamell estão no topo das estatísticas da competição. O americano é o líder na pontuação, com 8.983 pontos. O ala do Vasco está logo atrás, com 8.829. Ambos devem superar os 9 mil pontos na edição de 2024/25.
Será o jogo de número 29 entre eles na história do NBB . Marquinhos está na dianteira desta disputa, com 18 vitórias. Shamell conquistou 10 triunfos. E tentará levar a melhor mais uma vez, agora com a camisa do Caxias Basquete.