O União Corinthians, de Santa Cruz do Sul, chegou à sua quinta vitória seguida no Novo Basquete Brasil (NBB) ao derrotar o Vasco da Gama por 81 a 79, neste sábado (9), no Rio de Janeiro. Com o resultado, o time gaúcho passou para a segunda colocação na classificação geral, com 83,3% de aproveitamento contra 87,5% do líder Minas Tênis Clube.
Esta foi a quinta vitória em seis partidas da equipe gaúcha, sendo a quarta como visitante. A equipe gaúcha agora enfrenta o Flamengo, na segunda (11), a partir das 20h, também no Rio de Janeiro.
O técnico Rodrigo Silva começou a partida com Felipe Vezaro, Jony Machuca, Pedro Nunes, Duane Johnson e Dikembe André. Machuca com 17 pontos foi o cestinha do UniCo. Destaque também para um novo duplo-duplo de Dikembe, com 12 pontos e 10 rebotes.
Com uma bola de três de Machuca o União Corinthians abriu o jogo na frente. Essa, inclusive, foi a tônica dos primeiros minutos de jogo: bolas do perímetro. O Vasco, bem marcado no garrafão, teve um melhor aproveitamento da zona de três e com isso chegou a abrir margem de frente.
A partir dos cinco minutos, o time de Santa Cruz do Sul apostou mais no jogo dentro do garrafão, e junto com a defesa reforçada, combinada com boas atuações que vieram do banco, reduziu a vantagem dos cariocas para apenas um ponto. Nos segundos finais, porém, o Vasco conseguiu ampliar um pouco o placar, fechando em 22 a 18.
No segundo quarto, o Vasco deu brecha e o União Corinthians virou o jogo. Com a manutenção dos reservas em quadra, o time de Santa Cruz do Sul seguiu com marcação forte, forçando o adversário ao erro e dominando os rebotes defensivos.
E o ataque contou com boas participações do quinteto Fabrício Russo, Vithinho, Fabrício Veríssimo, Dikembe e o grego Lanaras para abrir sete de frente. A situação fez o técnico do Vasco parar o jogo. Na volta da pausa os cariocas equilibraram o duelo, que foi marcado por muitas faltas. Nesse momento, Johnson voltou a quadra para ajudar o União Corinthians a ir para o intervalo com cinco pontos de vantagem (44 a 39).
Com os titulares de volta, o União Corinthians abriu 10 de frente (49 a 39) já de cara. Porém, a equipe santa-cruzense estourou cedo o limite de faltas, colocando o adversário na zona de lance livre. O Vasco também estava calibrado do perímetro e conseguiu encostar no placar. Mas o bom trabalho coletivo na frente fez com que o UniCo se mantivesse na frente, muito em função da boa atuação do armador Machuca.
Os gaúchos começaram o último quarto vencendo por cinco (67 a 62) e logo de cara, uma cravada de Lanaras e uma enterrada de Raven Barber marcaram os primeiros minutos, fazendo o time carioca parar o jogo mais uma vez. Na sequência, foi a vez do Vasco melhorar em quadra. Jamaal Smith com duas bolas seguidas de três reduziu a desvantagem faltando seis minutos pro fim.
O União Corinthians reagia com boas jogadas de Machuca, em tarde inspirada. Faltando pouco mais de três minutos, Lanaras anotou uma da zona morta, ampliando a vantagem santa-cruzense para oito.
Mas apoiado pela torcida, o time da casa equilibrou o duelo e chegou a reduzir pra dois pontos, em um final eletrizante. E no último lance, falta para o Vasco. Rafael Paulichi foi para os lances livres e errou os dois arremessos, garantindo a vitória gaúcha.
— Mais uma vitória do trabalho coletivo. Um jogo contra um adversário forte, uma equipe experiente, onde soubemos entender os momentos da partida e conseguir essa importante vitória — salientou o técnico Rodrigo Silva.