A decisão do WTA Finals não reuniu as favoritas Aryna Sabaleka e Iga Swiatek, respectivamente números 1 e 2 do ranking mundial, mas foi muito bem disputada e emocionante. Neste sábado (9), em Riad, na Arábia Saudita, a norte-americana Coco Gauff e a chinesa Qinwen Zheng proporcionaram uma grande batalha e levaram o público ao delírio nas arquibancadas.
Com a presença de muitos chineses na torcida, Zheng começou melhor a partida e ao conseguir uma quebra de saque no oitavo game do primeiro set (5-3) encaminhou a vitória por 6/3, aproveitando 33 erros cometidos por Gauff.
A chinesa manteve o ritmo no começo da segunda parcial e quebrou saque da americana logo no primeiro game. Mantendo o serviço, Zheng liderou em 3-1, mas perdeu os quatro games seguidos, incluindo o sexto e oitavo, quando sacou.
Mas Gauff não conseguiu fechar o set com o saque, mesmo tendo 4015. Zheng virou e encurtou para 4-5, mas voltou a perder o serviço e por consequência o segundo set, com 11 bolas vencedoras (winners) contra sete da chinesa.
O terceiro set manteve o alto nível e mais uma vez teve o controle alternado. Zheng começou melhor e com uma quebra de saque fez 1-0, mas Gauff devolveu o break no 2-2 e chegou a ldierar ao confirmar o serviço.
Então foi a vez de Qinwen Zheng mostrar reação e quebrar o saque da americana em 4-3. A chinesa sacou em 5-4, mas não conseguiu fechar e deu chances para Coco Gauff, que confirmou o break (5-5).
A chinesa precisou salvar dois match points quando sacou em 5-6 e 15-40, para empatar a parcial e forçar o tie-break.
Número do 3 mundo e campeã do US Open de 2023, Coco Gauff fez um tie-break arrasador e chegou a 6-0. Zheng fez um ponto usando o primeiro saque e conseguiu pontuar após rali no saque da americana, que logo depois não desperdiçou uma bola curta na rede e fechou em 7/6 (7-2), após três horas e quatro minutos de jogo.
Este foi o nono título da carreira de Gauff e o primeiro de uma jogadora dos Estados Unidos desde 2014, quando Serena Williams foi campeã.