A canadense Gabriela Dabrowski e a neo-zelandesa Erin Routliffe são as novas campeãs do WTA Finals, torneio que reúne as oito melhores duplas da temporada do tênis. Neste sábado (9), em Riad, na Arábia Saudita, elas derrotaram a parceria da norte-americana Taylor Townsend e da tcheca Katerina Siniaková por 2 a 0, parciais de 7/5 e 6/3, em jogo que teve uma hora e 34 minutos de duração.
Segunda melhor dupla do ano, com um título conquistado no WTA 250 de Nottingham (Inglaterra), vice-campeãs em Wimbledon e finalistas dos WTA 1000 de Miami (EUA) e Toronto (Canadá) e do WTA 500 de Eastbourne (Inglaterra), elas fizeram uma campanha perfeita no Finals, com três vitórias na fase de grupos, além da semifinal contra a norte-americana Nicole Melichar-Martinez e a australiana Ellen Perez. Em todo o torneio foram apenas dois sets perdidos em cinco partidas.
Na decisão deste sábado, Dabrowski e Routliffe cometeram 18 erros não forçados contra 26 das adversárias e confirmaram cinco das oito chances de quebra de saque que tiveram ao longo do jogo, perdendo o serviço em três oportunidades e evitando o break poin em outras quatro.
Esta foi a primeira conquista de WTA Finals das duas jogadoras. Aos 32 anos, Dabrowski comemorou o 17º título em 37 finais. Routliffe, de 29, que nasceu no Canadá e compete pela Nova Zelândia desde 2017, venceu o oitavo torneio em 21 decisões disputadas. Juntas, elas agora somam quatro títulos em nove finais jogadas.