Número 1 do mundo, o tenista italiano Jannik Sinner confirmou todo o seu favoritismo e garantiu vaga na decisão do ATP Finals. Neste sábado (16), sem dificuldade alguma, ele derrotou o norueguês Casper Ruud, sétimo do ranking, por fáceis 6/2 e 6/1, em jogo que teve uma hora e oito minutos de duração.
A torcida italiana mais uma vez lotou a quadra do Palasport Olimpico e fez a festa com o jogador de 23 anos, que nesta temporada tem sete títulos e, agora, 69 vitórias em 75 partidas disputadas.
Sem tomar conhecimento do adversário, Sinner conseguiu duas quebras de saque no primeiro set, no segundo e sexto games, e venceu com tranquilidade por 6/1, em 30 minutos. O italiano marcou nove bolas vencedoras (winners) contra cinco e cometeu apenas três erros não forçados contra oito do norueguês.
A segunda parcial até foi mais equilibrada nos quatro games iniciais, com Ruud ameaçando com um break. Porém, Sinner se recuperou e logo depois quebrou o saque do rival em duas oportunidades, no quinto e sétimo games, para fechar a partida em 6/1, com um ace.
Na decisão marcada para o domingo (17), às 14h (de Brasília), Sinner enfrentará o americano Taylor Fritz, que na outra semifinal eliminou o alemão Alexander Zverev. Esta será a quinta partida entre eles e o italiano leva vantagem com três vitórias contra uma, incluindo um duplo 6/4 na fase de grupos do ATP Finals.
Vice em 2023, Sinner busca se tornar o primeiro italiano a vencer o torneio que reúne os oito melhores jogadores da temporada. Já Fritz tentará igualar os compatriotas Stan Smith, Jimmy Connors, John McEnroe, Andre Agassi e Pete Sampras, que se sagraram campeões.