Foram definidos, no sábado (2), os campeões da ADK Juniors Cup, a 15ª edição da Copa Santa Catarina de Tênis, evento juvenil que valeu pontos no ranking da Federação Internacional de Tênis. O torneio foi disputado no Itamirim Clube de Campo, em Itajaí.
Na categoria mundial até 18 anos, o título masculino ficou com o gaúcho Vicente Freda, cabeça de chave número 4, que passou pelo cuiabano Livas Damázio, de 14 anos, que vinha de título em Foz do Iguaçu (PR) e nove vitórias consecutivas. Com parciais de por 6/1 e 6/3, o jogador de 17 anos ergueu sua primeira taça em simples.
Já o título feminino dos 18 anos ficou com a catarinense Maria Eduarda Carbone, de 14 anos, que disputa seus primeiros torneios na categoria internacional. Com parciais de 1/6, 6/3 e 7/6 (9-7), ela derrotou a principal favorita, a carioca Sthefany de Lima, em jogo que teve três horas e meia de duração.
16 anos
O gaúcho Matheus Krebs derrotou o italiano Rafael Gama por 2 a 1, parciais de 1/6, 6/4 e 6/0, e levou o título nos 16 anos masculino.
No feminino, a campeã foi a catarinense Laura Pedrotti, que passou pela paraense Isadora Benali por 7/5 e 6/1.
Demais categorias:
Nos 14 anos masculino, o carioca Kilian Postigo venceu o paulista Luca Aranha por 6/0 e 6/2. Entre as meninas, a catarinense Clara Coura bateu a canadense Mengtong Nie por 6/3 e 6/2.
O catarinense Eduardo Oleias levou o título nos 12 anos masculino, enquanto a paranaense Maria Melhem foi campeã no feminino. Nos 10 anos, o catarinense Vicenzo Gouvea, faturou o título no masculino e a paranaense Lorena Mendes venceu no feminino.
A competição teve ao todo 450 atletas de onze países (Brasil, Estados Unidos, Argentina, Uruguai, México, Canadá, Bolívia, Equador, Paraguai, Guatemala e Itália) nas categorias 18 anos para o ranking mundial e também para categorias sul-americanas até 16 e 14 anos da Confederação Sul-Americana de Tênis, a Cosat, e até 12 anos e Tennis Kids válido pelo ranking nacional da Confederação Brasileira de Tênis.
Campeões nas duplas:
18 anos:
- Masculino - Caio Dourado/Guilherme Renner (BRA)
- Feminino - Sthefany de Lima/Lara Quaglia (BRA/ARG)
16 anos:
- Masculino - Paulo Dias/Iago Serrate (BRA)
- Feminino - Laura Pedrotti/Giovanna Aude (BRA)
14 anos:
- Masculino - Pedro Novaes/Max Crotman (BRA)
- Feminino - Gabriela Bettoni/Eduarda Gomes (BRA)
12 anos:
- Masculino - Davi Wirbiski Joao Hammerschmidt (PR)
- Feminino Duplas - Nicole Borba Maria Melhem (SC/PR)
10 anos:
- Masculino - Vicenzo Gouvea/Henrique Germer (SC)
- Feminino - Luiza Pegoraro/Melina Refundini (PR)