O primeiro jogo da final da Copa do Brasil lembrou o motivo de Gabriel Barbosa ter o apelido de Gabigol. O centroavante marcou duas vezes para o Flamengo vencer o Atlético-MG por 3 a 1 no Maracanã, no Rio de Janeiro, neste domingo (3). Arrascaeta também fez pelo Rubro-Negro, enquanto Alan Kardec manteve o Galo vivo para o jogo da volta, que será disputado em Belo Horizonte.
No duelo do próximo domingo (10), o Flamengo poderá perder por até um gol de diferença que fatura o pentacampeonato da Copa do Brasil. O Atlético-MG precisará de uma vitória de dois gols para levar a decisão aos pênaltis, ou três gols de vantagem para conquistar o tri da competição.
Mesmo jogando fora de casa, o Galo criou a primeira chance de abrir o placar no primeiro minuto de bola rolando. Gustavo Scarpa arriscou de e obrigou o goleiro Rossi a fazer uma defesa difícil. A resposta do Flamengo veio aos cinco. Gabigol fez boa jogada e conectou com Michael, que arriscou chute rasteiro e a bola raspou a trave.
Com mais presença no campo ofensivo, o gol do Rubro-Negro não demorou a sair. Dos 10 para os 11 minutos, o Mengão saiu jogando do campo de defesa com toques curtos e Wesley França teve liberdade para carregar a bola até a entrada da área. Ele passou para Michael, que deu um toquinho para Gabigol finalizar com força. Éverson fez boa defesa, mas o rebote parou no meio da área, e Arrascaeta aproveitou a liberdade para marcar o gol.
Com a vantagem, o Flamengo tomou o controle da partida. Aos 29 minutos, o zagueiro Léo Pereira arriscou um chute de fora da área. A bola teve força e direção, obrigando o goleiro Éverson a fazer mais uma defesa difícil. O Atlético teve dificuldades de criar, pois perdia numericamente no meio de campo.
Sem sofrer ameaças, a equipe carioca fazia investidas rápidas. Aos 39, a defesa do Flamengo afastou em direção ao ataque, Plata desviou de cabeça e Gabigol saiu livre na cara do gol. O atacante finalizou com categoria de perna esquerda para tirar o goleiro do lance. Um possível impedimento foi revisado, mas o jogador do Mengão estava em posição legal.
Segundo tempo
O Galo voltou sem mudanças de jogadores para a segunda etapa. Contudo, a postura foi diferente, com o clube mineiro pressionando mais a saída de bola e buscando ao menos um gol. A principal oportunidade foi em um cruzamento de Hulk em que o zagueiro Junior Alonso cabeceou com liberdade e a bola passou tirando tinta da trave.
Gols do Flamengo na partida
Sem conseguir mais do que isso, o técnico Gabriel Milito mexeu no time, colocando Zaracho para formar um trio ofensivo ao lado de Hulk e Paulinho, e Alisson para ter mais presença no meio de campo. Pelo lado do Flamengo, Alcaraz entrou na vaga do cansado Arrascaeta.
Apesar das mudanças, quem está acostumada a fazer a diferença já estava em campo. Aos 28 da segunda etapa, Gabigol recebeu na área, limpou a marcação e bateu cruzado para ampliar o placar para 3 a 0.
No desespero, o Atlético-MG colocou o centroavante Alan Kardec aos 33. Dois minutos depois, ele foi o responsável por descontar no Maracanã. Ele aproveitou o erro de Léo Ortiz e finalizou com força, sem chance para Rossi.
O gol do Atlético-MG
O Galo ensaiou uma pressão no final para facilitar a vida no jogo da volta. Mas a criatividade não foi o ponto alto do time na tarde. O Flamengo optou por não se arriscar e ficou contente com o resultado dentro de casa.