A Seleção Brasileira foi convocada pelo técnico Dorival Junior, nesta sexta-feira (1º), para os próximos dois jogos nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026.
A novidade é o zagueiro Murillo, do Nottingham Forest, revelado pelo Corinthians. Estevão, do Palmeiras, está volta. Por outro lado, o atacante Endrick ficou de fora.
Embora recuperado de lesão no joelho, Neymar atuou poucos minutos pelo Al Hilal e, por esta razão, foi deixado de fora por Dorival. O plano é ter o craque em melhores condições em 2025.
— Nunca estivemos tão bem servidos de zagueiros neste momento. O Murillo sempre esteve no nosso monitoramento. Espero que ele renda em suas melhores condições, apresentando o que tem mostrado em sua equipe — disse Dorival sobre o chamado de Murillo.
— O peso é maior para os jogadores que estão atuando, pois não há tempo para treinamentos. Endrick já foi muito importante para nós. Agora ele está vivendo uma transição em uma das maiores equipes do mundo. As portas não estão fechadas para ele — justificou o treinador sobre a ausência de Endrick.
O Brasil enfrentará a Venezuela, em Maturín, em 14 de novembro. No dia 19, o adversário será o Uruguai, na Arena Fonte Nova, em Salvador.
A Seleção é a quarta colocada na tabela das Eliminatórias, com 16 pontos e empatado com o Uruguai, que está em terceiro pelo saldo de gols.
— Procuramos uma avaliação criteriosa para dois compromissos bem difíceis e complicados. Nosso momento ainda requer uma atenção especial. Estamos em uma situação muito delicada na tabela de classificação. Vamos fazer o máximo para nos aproximar das primeiras posições — disse Dorival Jr.
O Brasil treinará em Belém entre os dias 11 e 13, antes de embarcar para Maturín, onde enfrentará os venezuelanos no dia seguinte, às 18h. A capital paraense, a duas horas e 45 minutos de distância do local da partida, foi escolhida com o objetivo de encurtar os deslocamentos da delegação.
Logo após o jogo, o grupo terá como destino Salvador, que receberá o confronto contra o Uruguai no dia 19, às 21h45, na Arena Fonte Nova. Na capital baiana, a Seleção treinará no Barradão.
Confira os 23 convocados da Seleção Brasileira
Goleiros
- Ederson - Manchester City
- Bento - Al-Nassr
- Weverton - Palmeiras
Laterais
- Danilo - Juventus
- Vanderson - Monaco
- Abner - Lyon
- Guilherme Arana - Atlético-MG
Zagueiros
- Marquinhos - PSG
- Gabriel Magalhães - Arsenal
- Éder Militão - Real Madrid
- Murillo - Nottingham Forest
Meio-campistas
- Bruno Guimarães - Newcastle
- Lucas Paquetá - West Ham
- André - Wolverhampton
- Gérson - Flamengo
- Andreas Pereira - Fulham
- Raphinha - Barcelona
Atacantes
- Vini Jr. - Real Madrid
- Rodrygo - Real Madrid
- Luiz Henrique - Botafogo
- Savinho - Manchester City
- Igor Jesus - Botafogo
- Estevão - Palmeiras