A mudança no sistema de classificação para a Copa do Brasil, implementada com o objetivo de valorizar os Estaduais, pode fazer mais uma vítima da Série A do Brasileirão.
Com poucas chances de se classificar à Libertadores via competição de pontos corridos, o Corinthians, que foi mal no Paulistão e caiu dos torneios eliminatórios, pode ficar de fora da Copa do Brasil 2025.
Na edição de 2024, o Santos não participou pelos mesmos motivos.
Para estar na competição com o maior prêmio para equipe do futebol brasileiro, o Timão precisa fazer uma boa reta final de Campeonato Brasileiro. É preciso entrar no G-6 — ou até G-9 — para também garantir vaga na Copa do Brasil.
O Corinthians é o único clube da Série A que ainda não conseguiu vaga. Da segunda divisão, Avaí, Botafogo-SP, Chapecoense, Goiás, Guarani, Ituano, Mirassol e Ponte Preta tentam se classificar.
Dos que disputaram a Série C nesta temporada, dois gaúchos brigam por um lugar na competição: Ypiranga e São José. As duas equipes estão vivas na Copa FGF.
Também da terceira divisão nacional, estão vivos: ABC, Ferroviária, São Bernardo, Figueirense, Floresta, Ferroviário, Londrina e Volta Redonda.