A seleção brasileira de saltos ornamentais está definida para a disputa do Campeonato Mundial Júnior da modalidade, que ocorre entre os dias 24 de novembro e 2 de dezembro, no Rio de Janeiro. Oito atletas superaram os índices exigidos para a competição durante a Taça Brasil, realizada no Pinheiros, em São Paulo.
Os principais destaques da seletiva foram Maria Faoro, da categoria A (16 a 18 anos) e Victor Molin, da B (14 e 15 anos). Ambos atingiram o índice A em duas provas individuais: trampolim 1m e trampolim 3m. Além deles, estão confirmados: Débora Ciocler, Gabriel Perdigão e Miguel Cardoso, na categoria A; e Karolina Polizos, Laís Aguirra e Paolla Bittencourt, na categoria B.
— Se considerarmos as expectativas antes de vir para São Paulo, os resultados aqui foram muito bons. Superei o índice A em duas provas e ainda fiz mais pontos que o esperado na plataforma. Agora tenho três semanas para me preparar bem. Será pouco tempo, mas poderei aperfeiçoar pequenos detalhes para chegar confiante ao Mundial — disse Victor Molin, 15 anos, que treina há dez anos no Centro Olímpico da Universidade de Brasília (UnB), sob orientação de Gabriel Serra.
Com a expectativa de receber mais de 250 atletas, de 40 países, o Mundial Júnior de Saltos Ornamentais marca o retorno das competições internacionais da modalidade ao Brasil, o que não ocorria desde 2016. Na ocasião, o Parque Aquático Maria Lenk sediou uma etapa da Copa do Mundo de saltos, que serviu como evento-teste para os Jogos Olímpicos daquele ano.
O Brasil possui sete medalhas na história do Mundial Júnior de Saltos Ornamentais. A primeira delas conquistada em 2002, em Aachen (Alemanha), com Hugo Parisi e Ubirajara Barbosa: prata no trampolim 3m sincronizado. Já em 2021, na cidade de Kiev (Ucrânia), Kawan Figueredo foi quatro vezes ao pódio: ouro no trampolim 3m, além do bronze no trampolim 1m, na plataforma individual e na plataforma sincronizada – esta última ao lado de Diogo Silva. No ano seguinte, em Montreal (Canadá), Diogo foi prata na plataforma, enquanto Rafael Max conquistou o bronze no trampolim 3m.
Confira os classificados para o Mundial Júnior:
Categoria A (17 e 18 anos)
- Débora Ciocler (Pinheiros) – Trampolim 3m e Plataforma (índice B em ambos)
- Maria Faoro (Time Rio 21) – Trampolim 1m e Trampolim 3m (índice A em ambos)
- Gabriel Perdigão (Time Rio 21) – Trampolim 1m e Plataforma (índice B em ambos)
- Miguel Cardoso (Instituto Pro Brasil) – Trampolim 3m (índice B)
Categoria B (14 a 16 anos)
- Karolina Polizos (Time Rio 21) – Plataforma (índice B)
- Lais Aguirra (Pinheiros) – Trampolim 1m (índice B)
- Paolla Bitencourt (Instituto Pro Brasil) – Trampolim 3m (índice B)
- Victor Molin (Instituto Pro Brasil) – Trampolim 1m e Trampolim 3m (índice A em ambos)