O mau tempo que assola parte do território brasileiro forçou o cancelamento do Campeonato Mundial Júnior e da etapa da Copa do Mundo de High Diving em Brasília. A competição havia começado na sexta-feira e apenas uma prova foi encerrada devido à tempestade que caiu nas últimas horas.
Neste sábado (12), a Federação Internacional de Natação (World Aquatics) informou que consultou a Confederação Brasileira de Saltos Ornamentais (Brasil Saltos) e tomou " a difícil decisão de cancelar a Copa do Mundo de High Diving e o Mundial Junior".
A decisão foi informada em nota.
“Revisando as condições da plataforma de mergulho após uma tempestade e ventos fortes e considerando o tempo limitado disponível para mais preparativos, a World Aquatics e a Saltos Brasil determinaram que a competição não poderia continuar de uma forma que garantisse a segurança dos atletas. Isso levou à decisão de cancelar os eventos restantes" diz o comunicado.
O Distrito Federal está sob dois alertas amarelos, que significam perigo potencial, um para chuvas intensas e outro para tempestades, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O que é o high diving?
O high diving é uma modalidade derivada dos saltos ornamentais, que integra o programa do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos desde 2013. Em competições adultas, os atletas saltam de 27 metros de altura na prova masculina e de 20m na feminina. Já as provas do Mundial Júnior têm outras características: saltos de 15m para jovens de 17 e 18 anos e de 12m para a faixa etária de até 16 anos.