Em sua primeira competição no Brasil em 2024, Rayssa Leal se classificou neste sábado (19) para a final da STU Pro Tour Rio de Janeiro com a melhor nota de sua bateria. A atual campeã mundial e medalhista de bronze nos Jogos de Paris-2024 no skate street conseguiu 83,86 na melhor de suas três voltas na semifinal disputada na Praça Duó, na Barra da Tijuca.
Após uma espera por conta da chuva,as atletas foram à pista e Rayssa obteve 64,54 na primeira volta após alguns erros. Na segunda tentativa, a brasileira foi mais consistente e marcou 83,86. Já classificada para a final quando partiu para sua última tentativa, a maranhense cometeu falhas e conseguiu 62,99.
— Foi uma bateria muito legal. Somos amigas há muito tempo. Tô muito feliz. É animal estar aqui, competindo perto da minha família, dos meus amigos. E amanhã tem final. Sempre tem alguma coisa nova— afirmou Rayssa ao canal Sportv.
A segunda vaga na bateria com quatro atletas foi da australiana Chloe Covell, de 14 anos, que terminou com 81,02. Keet Oldenbeuving, da Holanda, com 58,27, e a filipina Margielyn Didal, com 41,29, completaram a disputa.
A japonesa Miyu Ito, com 82,18, e a espanhola Daniela Terol, com 73,70, foram as classificadas na primeira bateria semifinal. A terceira e última bateria semifinal reuniu quatro atletas brasileiras: Ariadne Souza, Marina Gabriela, Pâmela Rosa e Isabelly Ávila.
A experiente Pâmela, com duas Olimpíadas no currículo, ficou com uma vaga ao conseguir 70,89. Isabelly, com 63,44, e Ariadne, com 63,31, fizeram uma disputa acirrada, e Isabelly só garantiu a vaga em sua última volta e que também encerrou as semifinais.
A final reúne seis atletas, três brasileiras, neste domingo, às 10h (de Brasília). Aos 16 anos, Rayssa Leal busca o quarto título na competição. Se o mau tempo não permitir a disputa, Rayssa fica com o título por ter a melhor pontuação das semifinais. A chuva obrigou a organização a mudar a programação deste sábado.