Rodri foi eleito o melhor jogador do mundo pela revista France Football. Mesmo sem ter muitos holofotes voltados para si, o meio-campista de 28 anos recebeu a Bola de Ouro 2024 nesta segunda-feira (28) por suas boas atuações pelo Manchester City e pela seleção espanhola na última temporada europeia.
Rodri chegou a Manchester em 2019, após passagens por Atlético de Madrid e Villarreal. De lá pra cá, tornou-se homem de confiança do técnico Pep Guardiola. Neste período, conquistou uma Champions League, um Mundial de Clubes, e quatro vezes o Campeonato Inglês. Além disso, também venceu duas Copas da Liga Inglesa, uma copa e uma supercopa da Inglaterra.
Na temporada 2023/24, período de avaliação da Bola de Ouro, o meia somou nove gols e 13 assistências em 50 jogos pela equipe inglesa. Já por seu país, Rodri fez 13 partidas, distribuiu 13 passes para gols e balançou as redes em três ocasiões. Ele ainda foi eleito o melhor jogador da Espanha na conquista da Eurocopa 2024.
Recentemente, Rodri sofreu uma grave lesão em partida contra o Arsenal, pelo Campeonato Inglês. Ele passou por cirurgia e, ao que tudo indica, não voltará a atuar nesta temporada. Guardiola lamentou o ocorrido, destacando a importância do meia na equipe:
— Rodri é insubstituível. Quando uma equipe não joga com o melhor meio-campista do mundo por um tempo é um duro golpe, mas meu dever é encontrar uma solução para continuar competitivo como temos sido nos últimos anos.