A 71ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), realizada em Brasília, teve neste domingo (13) o final do primeiro bloco de competições. Segundo os organizadores, nos seis primeiros dias de competições, a Capital recebeu 1.741 estudantes-atletas, incluindo 101 paradesportistas, além de 163 técnicos e 257 dirigentes de todos os Estados e do Distrito Federal.
O Rio Grande do Sul está representado nos JUBs e até o início do domingo contabilizava 32 medalhas, 12 de ouro, nove de prata e 11 de bronze.
A campanha gaúcha em Brasília teve como destaque a natação paralímpica, responsável por nove ouros e uma prata. Os atletas competiram pelas equipes da Unilasalle e Uniritter.
Fabiane Cordiroli terminou a competição com cinco ouros. Ela foi campeã dos 50m e 100m, nado costas e peito e repetiu a dose nos 100m livre. Fabiane nadou pela Unilasalle e é atleta da categoria S6, que é destinada a atletas com deficiência física moderada, como baixa estatura, problemas moderados de coordenação, perda de função em membros inferiores.
Atleta da Associação Esporte+, Fabine tem se destacado nos últimos anos e já tem convocações para seleções brasileiras.
Outro atleta do projeto Associação Esporte+ de grande destaque nos JUBs foi Gabriel Corso, que também nadou pela Unilasalle. Ele também competiu na S6 e venceu as provas dos 50m peito, costas e borboleta, além dos 200m medley e ficou com a prta nos 50m livre.
A delegação gaúcha de natação paralímpica tem como treinadora Fernanda Michaelsen. A Unilasalle foi a campeã geral no feminino e finalizou em quarto no masculino.
Três pódios no judô
O judô gaúcho levou uma prata e dois bronzes. Camila Zeferino (Uniasselvi) foi vice-campeã dos 78kg, enquanto Paulo Rodrigues (Unilasalle) e Felipe Ferreira da Silva (Uniritter) terminaram em terceiro nas categorias 66kg e 81kg, respectivamente.
Atletismo fatura 10 medalhas
No atletismo, foram 10 pódios gaúchos nos JUBs. A equipe da Faculdade Sogipa conquistou um ouro, duas pratas e dois bronzes.
O campeão foi Jefferson de Carvalho Santos, que fez 4,20m para vencer o salto com vara.
As pratas vieram com Nathaly Pinto Midon, no lançamento do martelo, e Gilvan Ribeiro da Costa, no salto triplo.
Saymon Hoffmann garantiu o bronze do lançamento do disco, assim como a equipe feminina do revezamento 4x100m, formada por Caroline Aguiar, Maria Alexandra de Almeida, Pyetra Barcelos e Katyele Pospichil.
O time da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) ganhou um ouro e um bronze na prova do salto com vara feminino. Maria Rita Piekas venceu com 2m20cm, enquanto Kelin Streb Amorim saltou 1m90cm e se garantiu no pódio.
Helen Spadari (UCS) foi prata nos 3.000m com obstáculos. A Unijuí foi bronze nos 5.000m masculino com José Antônio da Cunha e a Feevale foi bronze nos 100m com barreiras, com Rayssa Caroline de Oliveira.
Na classificação geral feminina, a Faculdade Sogipa ficou em sexto lugar. A UFSM terminou em 13º, a Feevale foi a 21ª, a UCS ficou nas 24ª posição e a UFRGS fechou em 57º lugar.
Entre os homens, a Faculdade Sogipa repetiu a sexta colocação, com a UFSM em décimo, a Unijuí em 29º e a UFGRS na 50ª posição.
Nadadoras do Grêmio Náutico União garantem pódios para a Faculdade Sogipa
A natação gaúcha também foi ao pódio na primeira semana de JUBs. Foram nove medalhas, com oito delas sendo conquistadas por nadadoras do Grêmio Náutico União e que competiram pela Faculdade Sogipa.
Eduarda Gobbo esteve no pódio cinco vezes. Ela levou o ouro nos 50m borboleta e ficou com a prata nos 100m borborleta e nos 100m costas. A atleta de 20 anos ainda foi bronze nos 50m costas e nos 200m borboleta. Ela ainda foi o sexto melhor índice técnico da competição.
Após competir no Sul-Americano de Esportes Aquáticos, a argentina Candela Giordanino foi prata nos 1.500m livre e garantiu o bronze nos 400m e 800m livre.
Nas provas masculinas, Leonardo Servelin garantiu a prata para a UCS nos 50m peito. O desempenho do nadador do Recreio da Juventude lhe rendeu o quinto melhor índice técnico.
Entre as equipes, a Faculdade Sogipa encerrou na quarta colocação. A Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) ficou em 30º lugar. A Uniasselvi foi a 41ª e a Feevale terminou na 55ª colocação.