Os medalhistas olímpicos de prata Caio Bonfim, da marcha atlética, e Willian Lima, do judô, serão porta-bandeiras na abertura dos Jogos Universitários Brasileiros. A cerimônia ocorre nesta quarta-feira (9), às 19h, no Centro de Convenções Internacional do Brasil (CICB), e marca o início da 71ª edição dos JUBs.
O evento contará ainda com a presença do medalhista paralímpico Daniel Xavier Mendes, bronze no revezamento de 50 metros nado livre em Paris. O atleta será responsável por entrar com a bandeira da delegação do Rio de Janeiro.
Ao todo, 375 instituições de ensino superior estarão representadas em 31 modalidades esportivas, divididas em duas fases de competições. O programa esportivo ainda incluirá quatro modalidades paradesportivas: atletismo, badminton, natação e tênis de mesa (em 2025, o paradesporto fará sua estreia nos Jogos Mundiais Universitários de Verão).
Assim, serão sete mil participantes de todos os estados e do Distrito Federal. Uma novidade será a presença de dois países convidados, China e Portugal.
Duas integrantes da delegação chinesa são medalhistas olímpicas. Gao Ling conquistou o ouro nas duplas mistas do badminton, nas Olimpíadas de Sydney 2000 e de Atenas 2004, além de quatro ouros no Campeonato Mundial da BWF, três deles nas duplas femininas e um nas duplas mistas. Já Li Xuerui foi campeã olímpica no simples feminino do badminton nas Olimpíadas de Londres 2012 e também medalhista de prata nos Mundiais de 2013 e 2014.
A cerimônia ainda contará com a participação de atletas de todas as delegações, um show do grupo brasiliense Di Propósito e a presença de autoridades do esporte, tanto locais quanto nacionais. Entre os convidados estão Iziane Marques, secretária Nacional de Esporte e Alto Desempenho; Fábio Augusto Lima, secretário Nacional de Paradesporto (SNPAR); e Washington Cerqueira, presidente da Autoridade Pública de Governança de Futebol (APFUT).
Os Jogos Universitários Brasileiros serão divididos em dois blocos: o primeiro, de 8 a 13 de outubro, contará com modalidades como atletismo, basquete, jiu-jitsu e e-sports, com disputas de League of Legends e Free Fire. O segundo bloco, de 13 a 19 de outubro, abrangerá as competições de futsal, vôlei, handebol e outras modalidades tradicionais.
As competições serão realizadas em 13 locais diferentes, incluindo o CICB, Centro Olímpico da UnB, o Ginásio do Cruzeiro e a AABB, e a entrada será gratuita para o público que quiser prestigiar o evento.
Confira as 31 modalidades dos JUBs:
- Acadêmico (modalidade que tem por objetivo classificar os melhores artigos científicos)
- Atletismo
- Atletismo paradesportivo
- Badminton
- Badminton paradesportivo
- Basquete
- Basquete X1
- Breaking
- Cheerleading (coreografia, acrobacias, saltos e pirâmides humanas)
- Clash Royale (e-sports)
- Counter Strike 2 (e-sports)
- Free Fire (e-sports)
- Futebol eletrônico (e-sports)
- Futmesa
- Futsal
- Handebol
- Jiu-jitsu
- Judô
- Karatê
- League of Legends (e-sports)
- Natação
- Natação paradesportiva
- Taekwondo
- Tênis
- Tênis de mesa
- Tênis de mesa paradesportivo
- Saltos ornamentais,
- Valorant (e-sports)
- Vôlei
- Westling
- Xadrez