Uma das principais apostas da ginástica rítmica brasileira para o ciclo Los Angeles-2028, Maria Eduarda Alexandre conquistou neste sábado (28), em Lauro de Freitas (BA), o título individual geral do Campeonato Brasileiro.
A atleta de 17 anos, da Associação Ginástica Toledana (Agito), do Paraná, que no ano passado foi bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, somou 136,150 pontos e superou Geovanna Santos, do Incesp (ES), que foi a campeã de 2023, e que terminou com 131,900 pontos. O pódio ainda teve Ana Luisa Neiva (Escola de Campeãs-ES) com 121,050.
No domingo serão disputadas as finais por aparelhos, na Arena de Esportes da Bahia.
Ainda neste sábado, aconteceram outras definições. No nível II, composto por atletas que nunca competiram na categoria adulta ou no campeonato, o pódio foi formado por Alejandra Sanchez (Cmgym-PE), Heloísa Almeida (ABGR-SC) e Ana Laura Girolometto (ITP-PR).
Já no nível I, disputado por atletas que alcançaram resultados no último Brasileiro, a campeã foi Geane Silva (Agito-PR), seguida por Renata Diniz (GRM-MG) e Júlia Barrim (Fantástica-PR).