Depois de mais de três meses desde o adiamento, a 39ª edição da Maratona Internacional de Porto Alegre será realizada neste final de semana na Capital. A prova estava marcada para o meio de junho, mas em virtude da enchente que assolou o Estado foi transferida para setembro.
GZH irá transmitir a prova a partir das 6h30min, com término ao meio-dia. A apresentação será de Luciano Périco e de André Silva e os comentários serão de José Alberto Andrade e Vanderlei Cordeiro de Lima, medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004.
— A nossa operação envolverá mais de 50 profissionais do Grupo RBS. Entendendo a dimensão que a Maratona tem para a nossa cidade, teremos carro-grua e duas motos acompanhando a elite e mais repórteres em cinco pontos estratégicos, além de um drone, que nos permitirá acompanhar detalhadamente toda a prova. Serão mais de cinco horas ininterruptas de transmissão — explica Amanda Munhoz, líder de produto Streaming de Esporte no Grupo RBS.
Considerada uma das maratonas mais rápidas do Brasil, os 42,195 km começarão na zona sul de Porto Alegre, em frente ao Barra Shopping Sul, na Avenida Diário de Notícias, 300, e passarão por pontos turísticos da cidade, como o Mercado Público — o trajeto contempla um trecho por dentro do local.
— A Maratona de Porto Alegre, com seus seus quase 20 mil inscritos, é um dos eventos mais tradicionais da cidade. A prova deste ano é também simbólica porque os corredores vão percorrer trechos que foram inundados pela enchente de maio. Para celebrar este grande evento, vamos transmitir a prova ao vivo na Rádio Gaúcha e no YouTube de GZH — afirma Carlos Etchichury, gerente-executivo de Esportes da Redação Integrada.