Depois de mais de três meses do adiamento, a 39ª edição da Maratona Internacional de Porto Alegre será realizada neste final de semana na Capital. A prova estava marcada para o meio de junho, mas em virtude da enchente que assolou o Estado foi transferida para setembro.
Considerada uma das maratonas mais rápidas do Brasil, os 42,195 km começarão na zona sul de Porto Alegre, em frente ao Barra Shopping Sul, na Avenida Diário de Notícias, 300.
Os quase 5,5 mil atletas largarão às 7h em direção à região dos clubes náuticos da cidades e seguirão rumo ao trecho pelos bairros Cidade Baixa e Menino Deus.
A reta final da maratona passará pelo Centro Histórico, protagonizando a maior surpresa do trajeto. Os participantes passarão no interior do Mercado Público Municipal de Porto Alegre, prédio que esteve inundado em maio. A expectativa é que ele só entrasse na prova no ano que vem.
— Essa era uma novidade prevista para a edição do ano seguinte. No entanto, com apoio do poder público, conseguimos viabilizar para setembro. Nós, como organizadores, também fizemos um esforço para que isso acontecesse — afirma Paulo Silva, diretor da prova e do Clube de Corredores de Porto Alegre (Corpa), organizador do evento.
Dali, os atletas reencontram-se com a Orla do Guaíba para os últimos quilômetros até a linha de chegada, mais uma vez na frente do Barra Shopping Sul.