Parte do seleto grupo de treinadores que passou por Inter e Grêmio, Celso Roth revelou bastidores da dupla Gre-Nal durante sua participação no Sem Filtro desta segunda-feira (12). O experiente técnico ainda tem passagens por times como Palmeiras, Vasco, Atlético-MG e Flamengo.
Confira os melhores momentos abaixo.
Brasileirão de 2008 pelo Grêmio
A campanha do Grêmio no Campeonato Brasileiro de 2018 segue viva na memória do torcedor. Após a conquista da Libertadores no ano anterior, o time de Celso Roth liderou o primeiro turno do Brasileirão, com 12 vitórias, cinco empates e apenas duas derrotas.
O título escapou na reta final da competição, após uma arrancada do São Paulo, que levantou a taça do campeonato pela terceira vez consecutiva. Para Roth, os embates políticos nos bastidores influenciaram no vice-campeonato daquele ano.
— O Grêmio sempre teve grande disputa política. O meu presidente na época era o Paulo Odone e ele colocou como vice-presidente de futebol um cara que era contra, aquilo foi surpresa para todo mundo — relatou.
Em outubro de 2008, as eleições presidenciais do Tricolor racharam o departamento de futebol e afetaram o vestiário. Odone apoiava a chapa de Antônio Vicente Martins e André Krieger e Luiz Onofre Meira, do departamento de futebol, fecharam com a oposição.
— Futebol não se ganha só no campo. Se ganha no campo, sim, mas precisa ter também toda uma condução fora do campo. [...] Nós precisávamos de um apoio dos dirigentes e nós não tivemos, nós tínhamos uma briga interna.
Mazembe Day
Outra polêmica sob seu comando, dessa vez no lado colorado, foi a derrota por 2 a 0 para o Mazembe, da República Democrática do Congo, na semifinal do Mundial de Clubes da Fifa, em Abu Dhabi. O dia 10 de outubro de 2010, quando a partida aconteceu, recebeu o apelido de Mazembe day.
— Não é qualquer time. Óbvio que nós não queríamos perder para o Mazembe, mas as coisas são assim — declarou.
Questionado pelo comentarista Diogo Olivier se faria algo diferente para vencer o jogo, Roth foi enfático:
— Claro que não. Não, eu tenho convicção do que eu fiz.
Teste de Damião
Revelado pelo Colorado, o centroavante Leandro Damião teve as primeiras oportunidades no elenco principal sob o comando de Roth. Com participação direta nas conquistas da Libertadores em 2010, da Recopa em 2011 e de três Gauchões em 2011, 2012 e 2013, o ex-camisa 9 precisou passar por uma espécie de "teste" para garantir a confiança.
— Em um treinamento, peguei o Bolívar e o Índio. Chamei os dois depois do treino e disse: "O nosso centroavante está fora, vamos testar esse guri. Eu vou dar a bola para ele aqui e ali e vocês cheguem o pau. Se ele passar, ele tem chance de nos ajudar". Os dois olharam pra mim (e disseram): "manda vir".
O treinador contou que, após três ou quatro tentativas, Damião passou pelos colegas de time e conquistou seu lugar na equipe.
No Vasco, Romário ficou fora do treino
A respeito dos bastidores no Vasco, clube em que teve passagens em 2007, 2010 e 2015, Roth falou sobre o dia em que deixou Romário fora do treino. Em sua primeira passagem pelo clube carioca, o ex-presidente vascaíno Eurico Miranda alertou o técnico gaúcho para "não se meter com Romário".
— "O Romário só joga no Rio de Janeiro. Não concentra. E tu não te mete." E eu disse: "Doutor Eurico, o futebol é coletivo. Como é que eu vou botar o Romário jogar desse jeito? Todos vão fazer o que eu vou pedir, menos o Romário?".
Em treino coletivo, o técnico colocou o time reserva, com 11 jogadores, contra o time titular, só com 10. Do lado de fora do campo, Romário trabalhava com o auxiliar Beto Ferreira. Questionado pelo time principal sobre a escolha, Roth explicou:
— Aquele cara que está lá fora só vai entrar nos últimos 10 minutos do trabalho. Por quê? Porque ele não precisa treinar, e vocês têm que aprender a correr por ele. Ele, no jogo, defensivamente, taticamente, não vai ajudar. Ele só vai ajudar a fazer o resultado — disse.
O então presidente foi para o treinamento perguntar o porquê o time estava com 10 atletas. Roth respondeu que fez o esquema para Romário jogar, como havia sido orientado. Nos últimos minutos, o atacante entrou e fez os dois gols que deram a vitória ao time titular.