As partidas das oitavas de final da Eurocopa 2024 entregaram emoções, gols bonitos, defesas incríveis e destaques individuais que mudaram o rumo dos confrontos. Cada um desses jogadores que fizeram a diferença têm uma história diferente que tornam suas atuações ainda mais especiais.
- Confira os confrontos das quartas de final da Eurocopa
- Partidas das quartas de final serão disputadas na sexta-feira (5) e no sábado (6)
- A final da Eurocopa 2024 será no dia 14 de julho, em Berlim
Cinco jogadores que se destacaram nas oitavas de final da Eurocopa
Diogo Costa - Portugal
O termo "baliza zero", que o português Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, tanto prega na sua equipe, foi cumprido à risca por seu compatriota Diogo Costa. Portugal eliminou a Eslovênia nos pênaltis, mas até chegar nesse momento da partida, o goleiro foi fundamental.
Já na prorrogação, o zagueiro Pepe errou o passe no campo de defesa e o Sesko saiu cara a cara com Diogo, que cresceu para cima do atacante esloveno. A defesa com os pés levantou o ânimo do time, que pouco tempo antes havia se abalado com o pênalti desperdiçado por Cristiano Ronaldo — diga-se com uma bela defesa de Jan Oblak.
Chegando aos pênaltis, a "baliza zero" se manteve, ou seja, nada de bola na rede de Diogo Costa. Ele defendeu as três cobranças da Eslovênia e contou com a boa pontaria dos seus companheiros para garantir a classificação de Portugal para as quartas de final da Euro.
Merih Demiral - Turquia
Um dos nomes mais relevantes da seleção turca é o zagueiro Merih Demiral. Ele também é um dos mais conhecidos entre os nomes complicados dos jogadores da Turquia, visto que teve passagem de destaque pelo futebol italiano, na Atalanta e na Juventus.
Entretanto, seu momento no time não era dos melhores. Questionado por desempenhos abaixo da média, Demiral chegou à Eurocopa com a condição de reserva na defesa turca. Nos dois primeiros jogos, saiu do banco na segunda etapa para ter poucos minutos em campo. Somente na terceira partida, contra a República Tcheca, valendo vaga às oitavas, é que ele foi escalado como titular. E foi bem.
Essa boa atuação lhe credenciou para iniciar o duelo contra a Áustria. Não demorou nem um minuto e ele já mostrou que o italiano Vicenzo Montella fez a escolha certa. Ele foi oportunista e aproveitou o bate-rebate na pequena área para fazer o primeiro. Na segunda etapa, o zagueiro subiu mais alto na cobrança de escanteio e testou para ampliar. Apesar de um gol sofrido e da pressão da Áustria, ele e seus companheiros conseguiram se defender para garantir a vaga da Turquia.
Fabián Ruiz - Espanha
Em um meio de campo com Rodri e Pedri, teoricamente Fabián Ruiz seria o jogador de menor de destaque. Contudo, na prática a Espanha está desempenhando um bom futebol na Eurocopa muito por conta das partidas do atleta do Paris Saint-Germain.
Contra a Geórgia, Ruiz comandou as ações no meio de campo, principalmente pela área mais esquerda do campo. Além do gol marcado na goleada de 4 a 1, ele criou pelo menos mais duas chances claras para marcar e deu uma assistência.
O meia de 28 anos talvez seja a principal surpresa da seleção espanhola nessa Euro. Em algumas partidas antes da competição, ele destoava um pouco dos seus companheiros de posição, mas chegou com confiança para mostrar que a teoria é bem diferente do que a prática.
Cody Gakpo - Holanda
Casos de jogadores que têm desempenho melhor na seleção em comparação com o clube não são novidades. Nesta edição da Euro, o mais famoso é Cody Gakpo, que vem sendo o cara da Holanda no torneio, enquanto no Liverpool viveu uma temporada bem abaixo do esperado.
Diante da Romênia, o atacante fez o que quis pelo lado esquerdo. Driblou, criou e fez gol. Abriu o placar com sua jogada característica, de conduzir a bola para o meio e finalizar com o pé direito. O chute forte foi suficiente para vencer o goleiro romeno. Este foi o terceiro gol de Gakpo na Euro, que lidera a lista de artilheiros ao lado de mais três jogadores.
Buscando matar o jogo, o atacante foi decisivo mais uma vez. Logo após ter um gol anulado por impedimento, ele fez uma jogada bonita pela esquerda, driblou dois marcadores, evitou que a bola saísse pela linha de fundo e tocou para Malen completar para o gol. O torcedor do Liverpool que viu ao jogo torce para que o bom futebol permaneça para a próxima temporada.
Jude Bellingham - Inglaterra
Ser chamado de iluminado no futebol quer dizer que o jogador aparece nos momentos certos para decidir. Jude Bellingham é quem mais tem luz na seleção inglesa, que por muitas vezes parece estar jogando no escuro.
A eliminação para a Eslováquia estava próxima de acontecer. Seria a maior zebra da Eurocopa 2024. No entanto, na última jogada do tempo normal, a bola foi lançada na área por meio de um lateral, desviada pelo zagueiro inglês e Bellingham simplesmente marcou o gol de empate de bicicleta.
Ele utilizou o recurso que tinha para brilhar e manter sua seleção viva. Na prorrogação, a virada veio e a Inglaterra segue no torneio. Para os próximos jogos, espera-se mais luz do restante do time. Porém, dificilmente outro jogador será mais iluminado do que Bellingham.