A polonesa Iga Swiatek se classificou para a final do WTA 1000 de Madri nesta quinta-feira (2), depois de vencer a americana Madison Keys, por 6/1 e 6/3, na semifinal que durou apenas 1h10min.
Vice-campeã no ano passado na capital espanhola, a número 1 do ranking mundial vai em busca do 20º título de sua carreira, o nono em um torneio da série 1000, a segunda maior do circuito de tênis.
Na decisão, que será 24ª de sua carreira, a tenista de 22 anos vai encarar a vencedora da outra semifinal, que será disputada entre a número dois do mundo, a bielorrussa Aryna Sabalenka, atual campeã do WTA de Madri, e a cazaque Elena Rybakina.
Se Sabalenka vencer a semifinal, Swiatek terá a chance de se vingar da derrota sofrida no ano passado. Campeã em Indian Wells e no Catar este ano, a polonesa não deu chances à oponente, 20ª do mundo, que havia derrotado a tunisiana Ons Jabeur (9ª) nas quartas de final, e sua compatriota Coco Gauff (3ª) nas oitavas.
Depois de suar muito durante duas horas e meia nas quartas de final, para vencer a brasileira Beatriz Haddad Maia (14ª) em três sets, Swiatek recuperou seu bom ritmo nesta quinta.
— Estou muito feliz por ter feito um jogo tão sólido. Madison é uma grande tenista, com um jogo muito rápido e um ótimo saque, então eu queria me concentrar em mim mesma e estou feliz por ter conseguido fazer isso — disse a polonesa após a vitória.
Iga, que perdeu nas semifinais na semana passada em Stuttgart para Rybakina em seu primeiro torneio no saibro de 2024, aproveitou os inúmeros erros da adversária para acelerar rumo à final.
No primeiro set, a polonesa quebrou o saque de sua oponente no segundo e no sexto games para vencer com autoridade. Madison Keys tentou reagir na segunda parcial, mas sofreu um break no terceiro game, o que deixou Swiatek na frente.
No game seguinte, a norte-americana teve uma oportunidade de devolver a quebra, mas não conseguiu aproveitar e a polonesa encaminhou a vitória.