Após a eliminação do ídolo Rafael Nadal, a torcida espanhola sofreu mais uma grande decepção nesta quarta-feira (1º). Apontado como sucessor do veterano de 37 anos, que encaminha o final de sua carreira, Carlos Alcaraz não vai defender o bicampeonato do Masters 1000 de Madri, onde vinha de 14 vitórias seguidas.
O tenista de 20 anos foi eliminado pelo russo Andrey Rublev, nas quartas de final, com virada de 4/6, 6/3 e 6/2, após 1h59min de confronto na quadra Manolo Santana. Rublev chega pela primeira vez na carreira às semifinais em Madri. Já Alcaraz perdeu a chance de se isolar como maior vencedor de jogos seguidos no torneio. Nadal, dono de cinco títulos na competição, também somou 14 vitórias em sequência no Masters 1000.
Vindo de enorme batalha com o alemão Jan-Lennard Struff, Alcaraz demonstrou certo incômodo com o braço direito. Mesmo assim, distribuiu seus melhores golpes para fechar o primeiro set por 6/4 após quebra no quinto game.
Rublev, que na coletiva reconheceu que soube se controlar, sem reclamar ou falar em quadra — costuma perder a paciência nos jogos —, voltou mais concentrado e encaixando o forte serviço para empatar o jogo. Abriu logo 3 a 0 e deixou o placar igual com 6/3.
Alcaraz se perdeu na partida e viu o russo quebrar o seu serviço duas vezes para abrir logo 5 a 1. Ainda diminuiu um ponto, mas sabia que a missão da virada estava complicada.
Com 5 a 2 contra no placar, o cabeça de chave ficou pensante em seu assento na beirada da quadra. Precisava, a todo custo, voltar e quebrar o serviço do russo. Mas saiu atrás com 30 a 0 em bola na rede e bela curta do adversário. Com bola para fora do espanhol, o russo teve dois match points a favor e fechou no primeiro ao encaixar o forte serviço.
Rublev ergueu as mãos aos céus para celebrar a volta por cima em momento conturbado na carreira e recebeu forte abraço do espanhol, a quem ganhou pela primeira vez. Um dia após ver Nadal deixar a competição, os torcedores espanhóis se despedem de seu último representante.
Na semifinal, o russo vai enfrentar o vencedor do confronto entre o norte-americano Taylor Fritz e o argentino Francisco Cerúndolo.
Com dores no quadril, Sinner abandona o torneio
Cabeça de chave número 1 do Masters 1000 de Madri, Jannik Sinner formalizou nesta quarta-feira sua desistência da competição. O italiano justificou a ausência por causa das dores no quadril, que já o incomodavam nas duas últimas rodadas.
Sem Sinner, o canadense Felix Auger-Aliassime avança diretamente à semifinal, já que eles iriam se enfrentar na quinta-feira. Esta será sua terceira vez nesta fase em um Masters. Seu adversário sairá da partida entre o russo Daniil Medvedev, número 4 do mundo, e o tcheco Jiri Lehecka, 31º do ranking da ATP.