Não deu para Bia Haddad Maia em Madri. Apesar de um ótimo primeiro set, quando saiu de uma desvantagem de 2/4, para fechar em 6/4, a brasileira acabou sofrendo a virada da polonesa Iga Swiatek, que venceu os sets seguintes por 6/0 e 6/2, após 2h26min de partida, e garantiu vaga nas semifinais do WTA 1000 pela segunda temporada seguida. Em 2023, a número 1 do mundo ficou com o vice-campeonato na Caja Mágica.
Esta foi a terceira vitória seguida de Swiatek em quatro confrontos entre elas. A brasileira venceu o duelo disputado na quadra dura de Toronto em 2022, quando acabou como vice-campeã. Depois, a polonesa levou a melhor na semifinal de Roland Garros de 2023 e na fase de grupos da United Cup, competição por equipes que abriu a atual temporada na Austrália.
A próxima rival da líder do ranking mundial será a vencedora do confronto entre a norte-americana Madison Keys e a tunisiana Ons Jabeur.
Bia sai atrás, vira set, mas Swiatek se impõe no final
O confronto foi bem disputado, especialmente no set inicial, quando as duas jogadoras trabalharam forte para manter os saques. A primeira quebra foi a favor da polonesa, que fez 3/1 e logo depois ao confirmar o serviço abriu 4/1.
Porém, a brasileira foi se encontrando aos poucos e, depois de sofrer para evitar novo break e ficar apenas uma quebra atrás em 2/4, conseguiu pressionar Swiatek e aproveitar a oportunidade para quebrar o saque da polonesa e encostar em 3/4. Foi o início da virada, com Bia ganhando cinco games seguidos, incluindo nova quebra em 5/4 até fechar a parcial em 58 minutos.
Com muitas dificuldades para sustentar as trocas de bola com a brasileira, Iga fez uma pausa estratégica e foi para o vestiário, como permite o regulamento. Ao retornar três minutos depois, ela passou a dominar a partida e impôs um “pneu” à brasileira, ganhando o segundo set por 6 a 0, em apenas 32 minutos, com quebras no segundo, quarto e sexto games.
O set decisivo mais uma vez foi dominado por Swiatek, que tem mais de 100 semanas como número 1 do mundo. Ela quebrou o saque da brasileira no segundo game e, quando sacava para o 3/0, desconcentrou-se e Bia soube aproveitar para devolver o break.
Mas a paulista não conseguiu aproveitar o momento de instabilidade de Swiatek e foi quebrada em 3/1. No final, um novo break no oitavo game garantiu o triunfo da polonesa, que nesta temporada acumula dois títulos e 30 vitórias em 34 jogos disputados.
Os números finais da partida demonstram a superioridade de Iga, que terminou o confronto com 21 bolas vencedoras (winners) contra 13 da brasileira, que cometeu 38 erros não-forçados contra 27 de Swiatek.
A campanha em Madri vai devolver Bia ao posto de número 13 do mundo, uma posição acima da registrada na semana passada.