Em busca de sua classificação para os Jogos Olímpicos, Jaqueline Weber terminou em quarto no Continental Tour de Des Moines, no estado de Iowa, nos Estados Unidos. O evento de nível prata é válido pelo circuito mundial da World Athletics (Federação Mundial de Atletismo) e conta pontos no ranking classificatório para Paris.
A atleta gaúcha fez uma excelente prova dos 800 metros rasos e cravou 2min02s22, a terceira melhor marca de sua carreira. A vencedora foi a canadense Aurora Rynda, com 2min00s97, apenas 0s02 à frente da sueca Julia Nielsen, segunda colocada. A norte-americana Kaela Edwards terminou em terceiro com 2min01s53.
—Foi minha última prova aqui nesta turnê dos EUA. O nível técnico estava excelente, e o que mais assustou na verdade foi um pequeno tornado que passou na região um dia antes de correr. Passado o susto, sem maiores estragos, a competição foi retomada e consegui fazer um bom resultado. A combinação do tempo com a colocação em uma competição de alto alto nível, deve me ajudar a melhorar posições no ranking olímpico. Vamos esperar a atualização da próxima quarta-feira (1) — comenta Jaqueline.
No último ranking olímpico, Jaqueline estava em 65º lugar, com 1.153 pontos, a 16 da polonesa Margarita Koczanowa, última a preencher as 48 vagas para a competição. A melhor brasileira é Flávia Maria de Lima, que está em 39º, e que nesse momento ocuparia uma das cotas oferecidas pelo ranking. Cada país pode ter no máximo três atletas classificados. O sistema de qualificação será encerrado no dia 30 de junho.