A New Balance 42k Porto Alegre tem um novo campeão. Praticamente de ponta a ponta, Paulo Paula venceu a maratona com o tempo de 2h13min06s na manhã deste domingo (28) na Capital. Além do troféu, ainda faturou R$ 50 mil. Fecharam o pódio Justino Pedro da Silva, na segunda posição, e Edson Amaro dos Santos, na terceira colocação.
A expectativa é que o recorde feito em maratonas no Brasil fosse batido (2h11m19s -Vanderlei Cordeiro de Lima), mas o ritmo de Paulo caiu nos últimos quilômetros e a marca permaneceu intacta.
– É difícil se manter em uma prova sem um grupo forte na ponta. Não podia fazer um ritmo que eu não ia conseguir finalizar. Ali pelo quilômetro 40 comecei a sentir câimbra, mas deu tudo certo – disse Paulo após a conquista.
O brasileiro era um dos grandes favoritos a vencer a primeira etapa da prova em Porto Alegre e foi confirmando seu posto ao longo dos 42 km.
Na metade inicial, que teve começo no Monumento dos Expedicionários, no Parque da Redenção, foi seguido de perto por Justino Pedro da Silva.
A partir do 24º quilômetro, no entanto, se desgarrou do segundo pelotão e praticamente correu sozinho até a chegada no Golden Lake, na zona sul da Capital.