A brasileira Izabela Rodrigues da Silva conquistou neste sábado (27) sua vaga para os Jogos Olímpicos de Paris. A paulista de 27 anos terminou em quarto lugar a prova do lançamento do disco na etapa de Xangai, na China, da Diamond League, e com a marca de 64m66cm superou o índice olímpico que é de 64m50cm. Ela é a 14ª atleta a conquistar vaga para a prova.
O resultado obtido por Izabela foi o melhor de sua carreira. Campeã mundial juvenil em 2014, ela disputará os Jogos pela segunda vez. Em Tóquio-2021, Izabela terminou em 11° lugar. No ano passado, ela foi campeã da prova nos Jogos Pan-Americanos de Santiago.
Em Xangai, a norte-americana Valerie Allman, com 69m86cm levou a medalha de ouro. A chinesa Feng Bin conseguiu um lançamento de 67m11cm e garantiu a prata, enquanto a cubana Yaimé Perez foi bronze, com 65m59cm.
Com a classificação da atleta do Instituto Elisângela Maria Adriano (SP), o Brasil agora tem 197 vagas conquistadas para Paris em 32 modalidades, sendo 117 femininas e 65 masculinas, além de outras 15 sem gênero definido para as provas de hipismo e revezamentos da natação.
Já a equipe de atletismo agora soma 17 vagas, sendo Izabela Rodrigues da Silva a terceira mulher a se classificar. Antes dela, Viviane Lyra e Erica Sena, ambas nos 20km da marcha atlética, haviam carimbado o passaporte olímpico.
— Meu plano para Paris é buscar novamente a final olímpica, que inclusive será no dia do meu aniversário, assim como em Tóquio, no dia 2 de agosto. Com certeza, ir à final seria o meu maior presente e uma honra— disse Izabela em recente entrevista publicada pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).