Foi por pouco, mas a vitória na maratona feminina da New Balance 42k de Porto Alegre ficou com a queniana Viola Kosgei, com tempo de 2h38min05s, pouco mais de 2min à frente da brasileira Mirela Saturnino de Andrade, segunda colocada na disputa deste domingo (28).
Completou o pódio Marlei Eunice Willers, também brasileira. Além do troféu, a africana ainda faturou R$ 50 mil.
– Primeiro, eu queria agradecer a Deus, porque essa é a minha primeira maratona. Estou muito, muito feliz. Minha família vai ficar feliz, é um bom dinheiro – disse a queniana.
– Estou começando 2024 muito bem, com a equipe APA Petrolina, meu treinador Marciano Barros. A gente tem feito um trabalho específico para eu poder conseguir fazer duas provas uma muito em cima da outra. Em Sevilla, eu bati 2h35min44seg, foi meu recorde pessoal, recorde pernambucano, e eu venho buscando o índice olímpico que é 2h28min. Tenho certeza que tenho capacidade de chegar muito além disso – pontuou a brasileira, que acompanhou a africana durante boa parte do percurso.
Assim como no masculino, a largada saiu do Monumento dos Expedicionários, no Parque da Redenção, e contou com uma boa disputa entre Mirela e Viola.
A dona da casa e a queniana se alternaram na liderança conforme os quilômetros iam avançando. Um pouco antes de chegar ao ginásio Tesourinha, Viola tomou a dianteira, abrindo cerca de 10m para a segunda colocada. Mirela tentou alcançar e se manteve na cola.
A disparada da africana se deu logo no retorno da prova para a Orla do Guaíba. Na Ednaldo Pereira Paiva, Viola mostrou que ainda tinha gás para os quilômetros finais e assegurou a primeira posição na Capital.