O técnico Dorival Jr. anunciou no começo da tarde desta sexta-feira (10) a convocação da Seleção Brasileira para a Copa América. Sem Neymar, que ainda se recupera de cirurgia no joelho na qual foi submetido ainda no ano passado, o treinador ressaltou a necessidade de que diferentes jogadores dividam o protagonismo. A resposta foi dada após uma pergunta sobre se Vinicius Jr. deveria assumir o papel de líder da equipe diante da ausência de Neymar e do bom momento que vive no Real Madrid.
— Precisamos de protagonistas e não só de um único. A divisão de responsabilidades vai fazer nossa equipe crescer. É importante ter jogadores desse nível juntos. Temos que fazer, dentro do próprio grupo, que aflorem responsabilidades de cada um e o principal, que todos estejam desenvolvendo seu melhor — justificou.
Uma das surpresas da lista foi a presença do atacante Evanilson, do Porto. Dorival fez elogios ao jogador de 24 anos, mas revelou que a convocação dele se deu porque a CBF teve nesta sexta-feira a confirmação da lesão de Richarlison, do Tottenham.
— Ele (Evanilson) nunca atuou aqui no país, mas é um jogador que vem chamando atenção, com entendimento muito claro da função que executa, sabe sair sendo um homem que complementa na frente da área e sabe infiltrar também. É um jogador que, se repetir o que tem feito no clube, será uma grata surpresa. Ele nos impressionou nas avaliações ao longo desse processo — explicou.
Confira outros trechos da coletiva de Dorival
Convocação de apenas três jogadores que atuam no Brasil (teve nove na última)
Foi uma decisão puramente técnica. Procuramos avaliar todos os atletas. Não importa idade, clube ou outra situação que não seja o momento de cada atleta. O processo de avaliação é complicado. Tivemos 14 jogadores afastados na convocação anterior e alguns tiveram de ser cortados ao longo da apresentação. Aqueles que foram, deixaram uma ótima resposta. Não estar nesse momento não quer dizer nada. Teremos dois amistosos e, aí sim, tendo necessidade de possível alteração, por área técnica ou médica, faremos para a Copa América.
Importância do título da Copa América
É o momento, uma competição importantíssima para todos nós. Não posso pensar além da Copa América. Temos de estar focados no objetivo que é muito claro para nós. Vamos tentar ser a melhor equipe possível na primeira fase. É um desafio grande.
Ausências de Casemiro e Thiago Silva
Merece todo o respeito de todos nós. Conversei com ele em Manchester há uns três meses, falei tudo que precisava. Ele não vir nesse momento não significa que está descartado. Ele sabe o que penso dele e isso é o principal. Amanhã (sábado) farei um contato com ele, é um jogador que merece carinho e respeito e seguiremos acreditando. O mesmo vale para o Thiago (Silva). Falei com ele dias atrás e é um jogador muito respeitado.